Você está aqui: Página Inicial > PMIMF > Frentes de Atuação > Inovação (Projetos e Processos) > Notícias da Frente de Inovação > Sistema do Tesouro Nacional é grande vencedor do Prêmio CONIP de Inovação

Notícias

Sistema do Tesouro Nacional é grande vencedor do Prêmio CONIP de Inovação

FRENTE DE INOVAÇÃO (PROJETOS)

Sistema desenvolvido pelo Projeto Estratégico Corporativo de Aperfeiçoamento do processo de gestão de informações fiscais recebe premiação máxima entre 12 finalistas
publicado: 16/06/2016 10h21 última modificação: 26/04/2018 18h59

O Projeto Estratégico Corporativo (PEC) 201201 teve como principal objetivo o aperfeiçoamento do processo de gestão de informações fiscais da União, Estados e Municípios, visando aprimorar a transparência da Administração Pública. Por meio deste projeto buscou-se melhorar a padronização, a coleta, a transmissão e a publicidade de dados contábeis e fiscais dos entes da federação, necessários para avaliar o cumprimento de disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Para cumprir esse objetivo, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) identificou a necessidade de criação do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) visando a estruturação de um sistema que substituísse o sistema de coleta de dados contábeis denominado SISTN. O projeto teve também como finalidade identificar metodologias, processos e oportunidades para aprimorar a transparência da gestão pública na utilização de recursos públicos, bem como pautar as decisões de médio e longo prazo.

Nesse sentido, o Siconfi foi o grande vencedor do Prêmio Conip de Excelência no 22º Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública – Conip 2016. Dos 12 projetos finalistas, selecionado entre mais de 60 inscritos, o Siconfi destacou-se pelos ganhos de eficiência, redução da burocracia, e principalmente pela promoção da transparência e controle social.

O Conip é o principal fórum de inovação que aponta as tendências de uso de tecnologias na gestão pública. Aconteceu nos dias 06 e 07 de junho, na cidade de São Paulo, e contou com mais de 500 participantes, entre eles presidentes e diretores de empresas públicas de TI, diretores de TI dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo e gestores públicos.

O Siconfi é uma ferramenta destinada ao recebimento de informações contábeis, financeiras e de estatísticas fiscais de um universo que compreende todos os poderes e órgãos dos 5.569 Municípios, 26 Estados, do Distrito Federal e da União. Ele permite acesso ao maior repositório de informações contábeis do setor público brasileiro, que desperta amplo interesse de pesquisadores, jornalistas, estudantes, órgãos de controle, gestores públicos e movimentos sociais empenhados na avaliação da performance orçamentária e fiscal de Municípios, Estados, Distrito Federal ou União.

O desenvolvimento do Siconfi coube a diversas coordenações da STN, lideradas pela Coordenação-Geral de Sistemas e Tecnologia de Informação (COSIS) e a Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação (CCONF), em parceria com o Serpro. Levou em conta as boas práticas internacionais na área de transmissão e processamento de dados, além da necessidade de fazer face ao crescente fluxo de informações produzidas pelas unidades federativas.

A tecnologia escolhida pela STN para fazer parte do escopo do Siconfi é o padrão XBRL - Extensible Business Reporting Language, otimizado para aplicação na área de negócios e transmissão de dados financeiros e amplamente utilizado em vários países.

Clique aqui para conhecer o Siconfi e obter mais informações sobre o sistema.