Você está aqui: Página Inicial > Órgãos > Conselho de Controle de Atividades Financeiras - Coaf > Publicações > Livro do Gafilat revela avanços em PLD/FT em 20 anos de atuação na América Latina

Livro do Gafilat revela avanços em PLD/FT em 20 anos de atuação na América Latina

publicado 05/11/2020 18h19, última modificação 05/11/2020 20h02

O Grupo de Ação Financeira da América Latina (Gafilat) completa, neste ano de 2020, duas décadas de atuação regional na prevenção, detecção e repressão à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e à proliferação de armas de destruição em massa. Para celebrar a data, o Gafilat elaborou e publicou um livro que reúne, em ordem cronológica, os mais relevantes resultados alcançados pelo organismo neste período de duas décadas.

A publicação conta com a participação dos países membros e observadores, cujos esforços estão contados em notas detalhadas sobre a história do Gafilat: o presente e os planos e perspectivas para seu futuro, bem como de toda a região da América Latina. O grupo é uma organização intergovernamental de base regional que agrupa 17 países da América do Sul, América Central e América do Norte. A presidência é exercida por Wendy Lora Pérez, coordenadora nacional da República Dominicana. A vice-presidência está a cargo do brasileiro Ricardo Liáo, presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

“O Gafilat representa a soma de todas as vontades dos países da América Latina para combater a LD/FT/PA. É um esforço conjunto que tem presença e identidade próprias além dos países que o integram e além da soma das ações individuais de cada um deles. Tanto é assim que, apesar de suas diferenças culturais, de sistemas financeiros, judiciais e governamentais, a região tem se convertido em uma grande rede de cooperação transnacional”, afirma o secretário-executivo da entidade, Esteban Fullin.

“A celebração é por todas as conquistas e resultados obtidos ao longo destes 20 anos”, comemora Liáo no texto de introdução ao livro. “Os êxitos demonstram que estamos no caminho certo. Devemos ser conscientes, no entanto, de que ainda há muito por fazer para enfrentar os desafios que virão. Com o claro objetivo de possamos ter uma região preparada, o mais rapidamente possível, para enfrentar as ameaças futuras, sempre visando o benefício comum da sociedade e as oportunidades para as economias dos países latino-americanos”, acrescenta o presidente do Coaf.

Já o coordenador-geral de Articulação Institucional do Coaf Brasil, Bernardo Mota Machado, destaca que, “quando se tem um regime preventivo contra a LA/FT, o mercado se converte em um cenário mais transparente e justo, com regras claras para todos”.

O livro de memórias que comemora o 20° Aniversário do Gafilat é de público acesso está disponível no link:

https://www.gafilat.org/index.php/es/biblioteca-virtual/gafilat/documentos-de-interes-17/publicaciones-web/3879-libro-gafilat-20-aniversario-version-digital/file

Fonte: Coaf