Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Fevereiro > Barbosa discute cooperação com a China

Notícias

Barbosa discute cooperação com a China

Ministro da Fazenda encerra visita a Pequim, onde manteve encontros com autoridades e empresários do país
publicado: 25/02/2016 16h40 última modificação: 12/04/2016 18h41
GMF

Encerrando uma série de três dias de encontros com autoridades e empresários chineses em Pequim, o Ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, reuniu-se nesta quinta-feira (25/02) pela manhã com o vice-diretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, sigla em inglês), Ning Jizhe. Durante a conversa, foram discutidos projetos de cooperação em áreas como infraestrutura, logística e agricultura.

Barbosa destacou a intensa colaboração existente entre os dois países. Na véspera, o Ministro discutiu parcerias em encontros realizados com o Ministro das Finanças da China, Lou Jiwei; o presidente do banco de desenvolvimento chinês (CDB, em inglês), Hu Huaibang; o presidente da Sinosure, agência chinesa de crédito, Wang Yi; e representantes de duas companhias ferroviárias e da CNOOC, do setor de petróleo. Na terça-feira (23/02), ele já havia se reunido com o presidente da China Investment Corporation (CIC), Ding Xuedong.

Desde a visita do primeiro-ministro chinês a Brasília, Li Keqiang, no ano passado, o Brasil realizou importantes mudanças no marco regulatório das concessões. Na ocasião, foram assinados 35 acordos entre os dois países. O governo brasileiro aposta no aumento dos investimentos como motor da atividade econômica e a China é um importante parceiro na área de infraestrutura. Com o avanço de diversos projetos, que já contam com estudos de viabilidade concluídos, e a abertura de mais oportunidades de negócios, a expectativa do governo brasileiro é de atração de investimentos chineses. A partir de amanhã, Barbosa participa em Xangai do encontro dos países do G20.

registrado em: