Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Atuação internacional > Fundo Verde do Clima > Notícias > Informes da 18ª Reunião do Conselho Diretor do GCF

Notícias

Informes da 18ª Reunião do Conselho Diretor do GCF

A 18ª Reunião do Conselho Diretor do GCF ocorreu em Cairo, no Egito, entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro de 2017.
publicado: 18/10/2017 15h58 última modificação: 16/03/2018 17h10

Dentre os destaques da 18ª Reunião, está a aprovação de onze novos projetos e programas, que somados atingem o montante de USD 392,8 milhões. Dessa maneira, já considerando os projetos aprovados na referida reunião, o portfólio do Fundo consiste em 54 projetos/programas aprovados, totalizando USD 2,65 bilhões em financiamento por parte do GCF.

Adicionalmente, o Conselho Diretor também autorizou a acreditação de cinco novas Entidades Acreditadas, todas de acesso direto. Com isso, o número de Entidades Acreditadas no GCF atingiu 59 entidades – a lista para as EAs, com seus respectivos mandatos de atuação, está disponível aqui.  

Por fim, a última decisão do Conselho Diretor que merece destaque foi a aprovação de uma chamada para propostas (request for proposals –RFP) de pagamento de resultados de REDD+. O GCF irá disponibilizar até USD 500 milhões para propostas de REDD+, com valor da tonelada de carbono fixo em USD 5 por tonelada. Com a aprovação do Conselho Diretor, o Secretariado irá trabalhar nos detalhes formais para a submissão de propostas, e a expectativa é que as regras estejam detalhadas e divulgadas até dezembro de 2017.

Para maiores informações, o Comunicado para a Imprensa divulgado pelo GCF pode ser encontrado aqui. Vale ressaltar também que o GCF disponibiliza a transmissão em vídeo de todo as reuniões ocorridas ao longo do evento aqui. 

A 19ª Reunião do Conselho Diretor do GCF está prevista para ocorrer entre os dias 27 de fevereiro e 1 de março de 2018, em Songdo, na Coréia do Sul.