Você está aqui: Página Inicial > SEI! > Avisos e comunicados > SEI/ME: Utilização do Barramento no Ministério da Economia

Notícias

SEI/ME: Utilização do Barramento no Ministério da Economia

O barramento das três instâncias do SEI/ME está em funcionamento
publicado: 20/03/2019 13h29 última modificação: 20/03/2019 13h29

A partir de 20 de março os usuários do SEI/ME contam com mais uma melhoria no sistema: o barramento do Processo Eletrônico Nacional (PEN) está em pleno funcionamento nas três instâncias (MF, MP e MDIC). Além disso, os módulos instalados encontram-se na mesma versão, ou seja, não há mais restrições em relação ao envio de documentos autenticados.

O barramento é uma infraestrutura que permite a comunicação entre os órgãos públicos que utilizam o SEI ou outras soluções de processo eletrônico (desde que também estejam integrados ao barramento). Na Administração Pública Federal, esse projeto foi nomeado como ConectaGOV-PEN. E, com a reforma administrativa promovida pelo novo governo, foi a solução encontrada para a convivência de diversas instâncias do SEI em um único órgão, até que ocorra a migração completa para a instância principal, como acontece no Ministério da Economia.

Com o objetivo de orientar os usuários quanto à utilização dessa funcionalidade, foi publicada a 4ª edição revisada da Cartilha do Usuário, disponível em <https://www.fazenda.gov.br/sei/publicacoes>. Além disso, a nova página eletrônica <https://www.fazenda.gov.br/sei/barramento> apresenta informações complementares às da cartilha.