Você está aqui: Página Inicial > SEI! > Barramento

Cabeçalho da página inicial do SEI/MF

Envio Externo (barramento)


Essa funcionalidade está disponível a partir de 11/01/2019.


O SEI/MF está conectado ao barramento do Processo Eletrônico Nacional (PEN) – solução que permite a comunicação entre os órgãos públicos que utilizam o SEI ou outras soluções de processo eletrônico (desde que também estejam integrados à solução).


Exemplo - Barramento (comunicação entre os órgãos)

Exemplo - Barramento (comunicação entre os órgãos)



Órgãos Conectados ao Barramento

Inicialmente, além do SEI do extinto Ministério da Fazenda, está conectado ao barramento apenas o SEI do extinto Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).

Para buscar quais unidades deste órgão estão disponíveis para tramitação envio externo, no campo "Unidade", digite "SEDG" e clique em "Pesquisar" (veja mais detalhes sobre o uso dessa funcionalidade na Cartilha do Usuário do SEI).


Como Funciona o Envio Externo (barramento)

Todas as orientações em relação ao envio e recebimento de processos via barramento, no Ministério da Fazenda, estão disponíveis no capítulo "Barramento do PEN" da Cartilha do Usuário do SEI. Já no Guia de Orientações aos Usuários do SEI no Ministério da Economia, constam orientações em relação à ferramenta, bem como demais informações necessárias para o trâmite de processos entre as três instâncias do SEI no novo Ministério.


Consulte aqui quais são as unidades definidas como Protocolizadoras e Receptoras na instância principal do SEI/ME (SEI do extinto MF).


Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com sei@fazenda.gov.br.