Você está aqui: Página Inicial > Sala de imprensa > Aviso de pauta > 2015 > Abril > CMN realiza sessão solene em comemoração aos seus 50 anos

Notícias

CMN realiza sessão solene em comemoração aos seus 50 anos

Conselho Monetário Nacional (CMN) realiza, na sexta-feira (10/4), 20h, sessão solene em comemoração ao seu cinquentenário
publicado: 08/04/2015 00h00 última modificação: 31/05/2016 14h09

O Conselho Monetário Nacional (CMN) realizará, na sexta-feira (10/4), 20h, sessão solene em comemoração ao seu cinquentenário. O evento contará com as presenças dos ministros que compõem o conselho – Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento) e Alexandre Tombini (Presidente do Banco Central) – e acontecerá no edifício do Ministério da Fazenda no Rio de Janeiro (RJ).

O CMN, o órgão deliberativo máximo do Sistema Financeiro Nacional, foi criado pela Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964, e efetivamente instituído em 31 de março de 1965. Cabe ao conselho formular a política monetária e de crédito, com o objetivo de manter a estabilidade da moeda e promover o desenvolvimento econômico e social do País.

Os membros do conselho reúnem-se uma vez por mês e, em casos extraordinários, podem realizar mais de uma reunião. As matérias aprovadas afetam toda a economia, envolvendo, por exemplo, a definição de taxas de juros de linhas de crédito de programas oficiais, de preços mínimos de produtos agropecuários e regras para funcionamento de instituições financeiras.

Além das autoridades, estão convidados ex-ministros da Fazenda e do Planejamento e ex-presidentes do Banco Central. Ao final, o ministro Joaquim Levy (Fazenda) fará um pronunciamento, que poderá ser acompanhado pela imprensa. O credenciamento dos jornalistas será feito no local.

Local: Avenida Presidente Antônio Carlos, 375, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 20h