Webmail A+ A- | English

Mecanismos de Financiamento Privado a Exportação

O texto apresentado a seguir destina-se exclusivamente a prestar informações básicas sobre o tema de que trata e não constitui a posição oficial do Ministério da Fazenda sobre o assunto.

São considerados mecanismos privados de financiamento a exportações aqueles que, apesar de regulamentados e supervisionados pelo Banco Central, dependem de agentes privados para obtenção de recursos (funding) e para operacionalização.

Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) e Adiantamento sobre Contrato de Exportação (ou sobre Cambiais Entregues) (ACE)

Os Adiantamentos sobre Contrato de Câmbio (ACCs) e Adiantamentos sobre Contratos de Exportação (ou sobre Cambiais Entregues) (ACEs) são as modalidades de financiamento à exportação mais difundidas no mercado, respondendo historicamente por mais da metade do volume de câmbio contratado. Em ambas as modalidades, o exportador recebe antecipação, parcial ou total, em moeda nacional do valor equivalente à quantia em moeda estrangeira comprada a termo pelo banco, descontada a uma taxa de juros internacional à qual é somado spread que embute o risco da operação. Essa antecipação de recursos representa importante incentivo à exportação, na medida em que dá meios ao exportador para custear o processo de industrialização e de comercialização a taxas inferiores às do mercado doméstico. Para esclarecimentos adicionais acerca do assunto, acesse o Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais (RMCCI), disponível no endereço eletrônico www.bcb.gov.br (Clicar no menu à esquerda em Câmbio e Capitais Estrangeiros em seguida "Legislação e Normas", opção "RMCCI - Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais".

Banners