
No dia 24 de janeiro de 2013, a coordenação do PCN Brasil participou da 11ª Reunião do Conselho de Relações do Trabalho, apresentando as Diretrizes da OCDE para as Empresas Multinacionais e as atividades do Ponto de Contato Nacional do Brasil.
O Conselho de Relações do Trabalho (CRT) é um órgão colegiado tripartite e paritário que tem por finalidade opinar sobre propostas relativas a: democratização das relações do trabalho no País; atualização da legislação sindical e trabalhista; criação de um ambiente favorável à geração de emprego e de trabalho decente, por meio do diálogo e da negociação entre governo, empregadores e trabalhadores; entre outros.
A apresentação serviu como introdução ao trabalho de Responsabilidade Social Empresarial realizado pelo PCN e como forma de retomar e aprofundar o diálogo com aquelas que já tinham contato anterior com o PCN. Foram objeto de questionamentos e sugestões, especialmente, a Resolução PCN nº1/2012, que dispõe sobre os procedimentos do PCN, e a Portaria Interministerial, em tramitação, que trata de sua nova composição.
Os trabalhadores são assim representados na CRT: Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical (FS), Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), e União Geral dos Trabalhadores (UGT). Os empregadores têm em sua bancada: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional das Cooperativas (CNCOOP), Confederação Nacional de Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços (CNS), Confederação Nacional de Turismo (CNTUR) Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Confederação Nacional do Sistema Financeiro (CONSIF), Confederação Nacional do Transporte (CNT).
Fonte: MTE e PCN Brasil