Você está aqui: Página Inicial > Prisma Fiscal

O Prisma Fiscal é um sistema de coleta de expectativas de mercado, criado e gerido pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, para acompanhamento da evolução das principais variáveis fiscais brasileiras sob a ótica de importantes analistas do setor privado.

Infográfico A do Prisma Fiscal em português

Ao disponibilizar estatísticas das expectativas ao público em geral, o Prisma Fiscal possibilita o controle social sobre a situação fiscal do país. Mais ainda, ele oferece a empresas e cidadãos uma perspectiva consistente a respeito da trajetória das variáveis pesquisadas, constituindo-se, assim, em importante instrumento de planejamento e tomada de decisão desses agentes, em diferentes horizontes de tempo.

Infográfico B do Prisma Fiscal em português

Por fim, ao promover encontros trimestrais entre representantes das instituições participantes e autoridades do Ministério da Fazenda e dar visibilidade às instituições que demonstram maior precisão em suas projeções, o Prisma estimula o engajamento dos participantes e o aperfeiçoamento dos estudos fiscais no país.

Relatórios

Relatório do Prisma Fiscal

Periodicidade: mensal

Reúne as estatísticas das previsões consolidadas das instituições (mediana, média, desvio padrão, mínimo e máximo).

Distribuição de Frequência

Periodicidade: mensal

Apresentação da distribuição de frequência das projeções para cada variável pesquisada nos últimos três meses.

Podium

Podium de Curto Prazo

Periodicidade: mensal

Ranking mensal das instituições que melhor projetaram os resultados das variáveis de curto prazo. Para consultar a metodologia de cálculo, clique aqui.

Podium de Longo Prazo

Periodicidade: anual

Ranking anual das instituições que melhor projetaram os resultados das variáveis de longo prazo. Para consultar a metodologia de cálculo, clique aqui.

Podium Anual de Curto Prazo

Periodicidade: anual

Ranking das instituições que, ao longo do ano, foram as melhores previsoras das variáveis de curto prazo. Para consultar a metodologia de cálculo, clique aqui.

Área dos participantes