O Ministério
Sala de Imprensa

Economia Brasileira em Perspectiva - Boletim bimestral do Ministério da Fazenda

 

  



  

 

Notícias

05/03/2013

Banco Mundial seleciona o Brasil para desenvolver instrumento financeiro pioneiro
Modelo elaborado pela instituição busca fomentar o mercado de títulos públicos em países emergentes

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, assinaram, no início da tarde desta terça-feira (05), um memorando de entendimento que visa apoiar estudos para o desenvolvimento de novos ETFs (Exchange Traded Funds, na sigla em inglês) no país.
 

O desenvolvimento de ETFs, fundos de investimento que replicam índices de mercado, mas têm suas cotas negociadas em bolsa, alia-se à agenda de desenvolvimento do mercado de capitais atualmente em curso no Brasil.
 

“Essa é uma boa iniciativa, pois o mercado de capitais é fundamental para financiar a expansão da economia”, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega. “As iniciativas para ampliar o mercado de capitais são muito importantes.”
 

Atualmente, existem apenas ETFs de índices de renda variável no país. A ideia do projeto é estudar o lançamento, no mercado brasileiro, de ETF vinculado a índice de títulos públicos com a participação do emissor no processo de lançamento do fundo, ampliando a liquidez desses ativos.
 

Selecionado pelo Banco Mundial para a implementação do programa piloto do Issuer-Driven ETF, o Brasil será pioneiro no desenvolvimento desse modelo, elaborado pela instituição para fomentar o desenvolvimento do mercado de títulos públicos em países emergentes.
 

Durante a reunião, o presidente do Banco Mundial , Jim Yong Kim, também destacou o compromisso do país com a agenda social. “O Brasil é um exemplo no combate à pobreza e na integração de políticas sociais nas áreas de saúde e educação. Os projetos que visitei são inspiradores”, afirmou Kim. O Banco Mundial e o Brasil compartilham do objetivo de acabar com a pobreza e dividir a prosperidade”, concluiu.

 


             Ministro da Fazenda e Presidente do Banco Mundial discutem parceria para o desenvolvimento de novo fundo no Brasil.

 

Guido Mantega e Jim Yong Kim assinam memorando de entendimento nesta terça-feira (05), em Brasília.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - GMF

Fotos: Renato Costa/ASCOM-GMF

 

Voltar
 

 
 Pesquisa no sítio:

Serviços

 Carta de Serviços
 Cidadão
 Empresa
 Aduana
 Consulta Processo
 Custo Efetivo Total

Temas de Interesse

 Resultado do Tesouro
 Dívida Pública
 Responsabilidade Fiscal
 Invista no Tesouro Direto

 Concorrência

 Exportações
 Governo
 PNAFM

Invista no Tesouro Direto!





E-CAC: Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.
Resenha Eletrônica