O Ministério
Sala de Imprensa

Economia Brasileira em Perspectiva - Boletim bimestral do Ministério da Fazenda

 

  



  

 

Notícias

08/11/2008

Lula admite que nenhum país está livre da crise

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu hoje oficialmente a reunião plenária dos ministros da Fazenda do G-20. Em seu discurso ele reiterou a proposta de fortalecimento dos países emergentes defendida ontem (7/11) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante a coletiva de imprensa após a primeira reunião dos ministros da Fazenda do BRIC (Brasil, China, Índia e Rússia).

São Paulo - O ministro da Fazenda, Guido Mantega e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participam da reunião anual do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo Foto: Valter Campanato/ABr
São Paulo - O ministro da Fazenda, Guido Mantega e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participam da reunião anual do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo Foto: Valter Campanato/ABr

Em discurso afinado, os dois defenderam que os países emergentes devem ter maior participação nas decisões de organismos internacionais como o Banco Mundial e o FMI.

Segundo o presidente Lula, os países emergentes apresentam condições de ter mais poder de decisão: “Precisamos aumentar a participação dos países em desenvolvimento nos mecanismos decisórios da economia mundial”.

Durante a sua declaração, o presidente também falou sobre a crise financeira internacional, que vem afetando todos os países. Ele comentou que, mesmo com a inflação e com a dívida pública controladas, o País já sofre conseqüências: “Mesmo nos países mais preparados, como o Brasil, os empréstimos ficaram mais caros”.

O presidente também falou sobre a necessidade de medidas mais efetivas para diminuir os impactos da crise financeira internacional. “Os países desenvolvidos e instituições como o Fundo Monetário Internacional devem adotar medidas para restaurar a liquidez nos mercados internacionais”.

Lula concluiu o discurso reafirmando a preocupação dos dirigentes brasileiros sobre os efeitos da crise no País, mas garantiu que o governo continuará agindo para minimizar os impactos da crise no País. “Estamos atentos. Não estamos paralisados. O governo não permitirá que nosso crescimento seja comprometido. Manteremos todas as obras de infra-estrutura de nosso Plano de Aceleração do Crescimento”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - GMF


Arquivo de áudio.Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião plenária dos ministros de fazenda do G-20 Financeiro

 


 Pesquisa no sítio:

Serviços

 Carta de Serviços
 Cidadão
 Empresa
 Aduana
 Consulta Processo
 Custo Efetivo Total

Temas de Interesse

 Resultado do Tesouro
 Dívida Pública
 Responsabilidade Fiscal
 Invista no Tesouro Direto

 Concorrência

 Exportações
 Governo
 PNAFM

Invista no Tesouro Direto!





E-CAC: Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.
Resenha Eletrônica

 
Esplanada dos Ministérios, Bloco P, 70048-900, Brasília-DF, Telefone: (61) 3412-2000/ 3000
Correio Eletrônico do Ministério da Fazenda