Portarias


Portaria nº. 475, de 10 de outubro de 2011
Publicada no Diário Oficial da União em 13 de outubro de 2011

Institui a Série Estudos Econômicos no âmbito do Ministério da Fazenda 

O MINISTRO DE ESTADO DA FAZENDA, no uso das atribuições que lhe confere o inciso I do parágrafo único do art. 87 da Constituição, resolve:

Art. 1º Fica instituída a Série Estudos Econômicos, com o objetivo de divulgar novas idéias, estimular a produção científica e proporcionar ambiente de discussão de temas relacionados às suas atividades, observadas as diretrizes para a publicação de artigos, nos termos do Anexo a esta Portaria.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

GUIDO MANTEGA

ANEXO

SÉRIE ESTUDOS ECONÔMICOS
        Diretrizes Gerais

Art 1º A Série Estudos Econômicos destina-se à publicação de artigos técnico-científicos com textos aplicados e/ou teóricos na área de microeconomia, macroeconomia e métodos estatísticos e matemáticos.

Art 2º O Chefe da Assessoria de Assuntos Econômicos do Gabinete do Ministro de Estado da Fazenda fica responsável por convocar reunião periódica para a análise dos trabalhos enviados.

§ 1º Cada Secretaria que compõe o Ministério da Fazenda deve indicar um servidor, com título de doutorado, para representá-la na reunião de análise dos trabalhos enviados.

§ 2º A cada duas reuniões, cada Secretaria pode indicar um novo servidor, com título de doutorado, para permitir a rotatividade de sua representação.

§ 3º Na ausência de servidores com título de doutorado, a Secretaria pode indicar servidor com título de mestrado strictu sensu.

§ 4º O Chefe de Gabinete do Ministro de Estado da Fazenda e o Chefe da Assessoria de Assuntos Econômicos do Gabinete do Ministro de Estado da Fazenda são considerados membros permanentes nas reuniões de análise dos trabalhos enviados, cabendo a este indicar, no caso de ausência, um servidor do Gabinete do Ministro para sua substituição.

§ 5º Cada reunião será documentada por um secretário definido pelo Chefe da Assessoria de Assuntos Econômicos do Gabinete do Ministro.

Art. 3º O Chefe da Assessoria de Assuntos Econômicos ficará responsável pelas seguintes atribuições:

I - convocação de reunião para a análise dos trabalhos enviados;

II - realização de contato com autores de trabalhos especializados;

III - recebimento dos trabalhos em caixa institucional;

IV - realização de contato com autores de trabalhos enviados; e

V - arquivamento da documentação de cada reunião.

Art. 4º São atividades executadas ao longo de cada reunião:

I - avaliação da pertinência do conteúdo e da apropriabilidade do artigo; e

II - determinação dos trabalhos apropriados para publicação no sítio do Ministério da Fazenda.

Art. 5º A submissão de artigos na Série Estudos Econômicos fica restrita a trabalhos inéditos, não publicados na imprensa, Internet ou livro, nem apresentados em periódicos, no Brasil ou no exterior.

§ 1º São considerados inéditos os textos apresentados em anais de encontros científicos, congressos, seminários, simpósios e centros de pesquisa.

§ 2º Os trabalhos publicados deverão conter obrigatoriamente nota informando que as opiniões apresentadas não representam, necessariamente, as do Ministério da Fazenda ou de seus membros, recaindo aos autores a responsabilidade pelo conteúdo, bem como eventuais erros, omissões e infringências a direitos autorais de terceiros.

§ 3º A utilização de bases de dados exclusivas do Ministério da Fazenda em trabalhos submetidos à Série somente será permitida com a concordância das áreas envolvidas ou dos respectivos Secretários, observada a legislação sobre sigilo.

Art. 6º Casos omissos serão considerados pelo Chefe de Gabinete do Ministro de Estado da Fazenda e pelo Chefe da Assessoria de Assuntos Econômicos do Gabinete do Ministro de Estado da Fazenda.


  
Download da portaria e o anexo em PDF

   Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União.

 Pesquisa no sítio:

Serviços

 Carta de Serviços
 Cidadão
 Empresa
 Aduana
 Consulta Processo
 Custo Efetivo Total

Temas de Interesse

 Resultado do Tesouro
 Dívida Pública
 Responsabilidade Fiscal
 Invista no Tesouro Direto

 Concorrência

 Exportações
 Governo
 PNAFM

Invista no Tesouro Direto!





E-CAC: Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.
Resenha Eletrônica

 
Esplanada dos Ministérios, Bloco P, 70048-900, Brasília-DF, Telefone: (61) 3412-2000/ 3000
Correio Eletrônico do Ministério da Fazenda