Ministros de Estado da Fazenda



MARCÍLIO MARQUES MOREIRA

Marcílio Marques Moreira

 

Rio de Janeiro/RJ - 1931


Marcílio Marques Moreira filho de Mário Moreira da Silva e Noemia de Azevedo Marques Moreira da Silva nasceu no Rio de Janeiro em 1931 e cursou o primário e secundário em Viena Budapest Rio de Janeiro e Berna. Completou em 1954 o curso de Preparação à Carreira de Diplomata do Instituto Rio Branco e em 1957 e de Bacharel em Direito da Universidade do Estado do Rio  de Janeiro (UERJ). De 1957 a 1961 serviu como Secretário na Embaixada do Brasil em Washington onde exerceu também as funções de Diretor temporário do Fundo Monetário Internacional e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Em 1963 concluiu Mestrado em Ciência Política na Universidade de Georgetown com tese sobre "Aspectos Sociais e Políticos do Desenvolvimento". Foi assessor do Ministro da Fazenda na gestão Santiago Dantas (1963) e até fins de 1965 Assessor-Geral de Operações Internacionais do BNDE. Ao iniciar-se o Governo Negrão de Lima assumiu a Vice-Presidência da Companhia Progresso do Estado da Guanabara - COPEG e a partir do início de 1968 à Presidência Companhia de Desenvolvimento das Comunidades - CODESCO empresa estadual dedicada a urbanização de favelas que ajudara a fundar. No final daquele ano licenciou-se do serviço público sendo eleito Vice-Presidente do conglomerado UNIBANCO função que exerceu até 1983 quando passou a integrar o Conselho de Administração do mesmo grupo financeiro. De 1968 a 1971 foi Diretor Financeiro do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e de 1974 a 1980 membro do conselho do BNDE. Exerceu em 1986 o cargo de Embaixador do Brasil junto ao governo dos Estados Unidos da América.

Marcílio iniciou-se no magistério universitário em 1956 como Professor de Direito Internacional na Universidade Cândido Mendes. Em 1964 lecionou na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) e em 1975 na UERJ (Ciência Política) onde também exerceu entre outros os cargos de Diretor do Centro de Ciências Sociais. É membro honorário do conselho Universitário da PUC e efetivo do Conselho de Administração da Universidade Católica de Petrópolis e do IBAM entre outras instituições de caráter acadêmico e cultural no Brasil e nos Estados Unidos

Colaborou com artigos para jornais e revistas e regularmente pronuncia conferências sobre temas econômicos e políticos no Brasil e nos Estados Unidos. Publicou em 1971 pela Tempo Brasileiro Indicações para o Projeto Brasileiro; em 1980 pela mesma editora Poder Liberdade e Desenvolvimento: Indicações para o Debate Brasileiro e em 1981 de Maquiável a San Tiago pela Universidade de Brasília. Escreveu para essa editor a apresentação a 3ª edição de D.Quixote: Um Apólogo da Alma Ocidental de San Tiago. Em 1983 a Câmara dos Deputados publicou o Perfil Parlamentar de San Tiago Dantas cuja organização e introdução foi de sua responsabilidade. O Twentieth Century Fund de Nova York publicou monografia sua sob o título The Brazilian Quandary em 1986.

Artigos Publicados:

- Jornal do Brasil; Correio da Manhã Cadernos Brasileiros; Gazeta Mercantil; Relações Internacionais; Baromoney Fundação Getúlio Vargas; Documentação e Atualidade Política; Índice; Escola Superior de Guerra; Digesto Econômico; Exame Revista do Serviço Público; Government and Opposition; O Globo; Credit Suisse Bulletin; American Banker; Política e Estratégia; International Herald Tribune; Contribuciones; O Estado de São Paulo; Latin American Finance; Lua Nova.

 


 Pesquisa no sítio:

Serviços

 Carta de Serviços
 Cidadão
 Empresa
 Aduana
 Consulta Processo
 Custo Efetivo Total

Temas de Interesse

 Resultado do Tesouro
 Dívida Pública
 Responsabilidade Fiscal
 Invista no Tesouro Direto

 Concorrência

 Exportações
 Governo
 PNAFM

Invista no Tesouro Direto!





E-CAC: Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.
Resenha Eletrônica

 

Ministério da Fazenda Esplanada dos Ministérios - Bloco P - 70048-900 - Brasília - DF - Pabx: (61)412-2000/3000 - Fax: (061)226-9084