Ministros de Estado da Fazenda



OSWALDO EUCLYDES DE SOUZA ARANHA

Osvaldo Euclydes de Souza Aranha

 

Alegrete/RS - 15.12.1894
Rio de Janeiro/DF - 27.01.1960


Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade do Rio de Janeiro; iniciou suas atividades políticas no Rio Grande do Sul. Após a Revolução de 1930 nomeado Ministro da Justiça e Negócios Interiores passou depois para a pasta da Fazenda. No início da sua gestão emitiu Obrigações do Tesouro e Letras do Banco do Brasil ante a redução da receita e as despesas extraordinárias determinadas pela Revolução Constitucionalista e a seca do Nordeste. Visando a uniformização da Contabilidade e do Orçamento e a conveniêncía do mercado cambial suprimiu as contas-correntes em moeda estrangeira nos estabelecimentos bancários; criou a Caixa de Mobilização Bancária a fim de restabelecer a normalidade das operações de crédito; estabeleceu a obrigatoriedade da compra de ouro prata e outros metais preciosos pelo Banco do Brasil. Criou o Departamento Nacional do Café extinguindo o Conselho Nacional do Café. Fixou normas para a elaboração e a execução orçamentária; o sistema de gestão foi substituído pelo de exercício financeiro fixado de primeiro de abril a 31 de março sendo elaborado segundo as novas normas o Orçamento para 1934. Realizou profunda reforma na legislação tributária e na organização do Ministério; traçou um esquema para pagamento da dívida externa que compreendia todos os débitos do Brasil e representava um esforço no sentido de se iniciar o pagamento de compromissos com recursos próprios. Deixou o cargo por ter sido nomeado Embaixador do Brasil em Washington; de 1938 a 1944 foi Ministro das Relações Exteriores. Voltou a ocupar a pasta da Fazenda pela segunda vez em 1953. Nesse período a medida de maior destaque foi a que alterou o processo que vinha seguindo a política de câmbio. As importações ficaram sujeitas à obtenção prévia de promessa de venda de câmbio oferecidas à licitação em Bolsa. A Carteira de Exportação e Importação do Banco do Brasil foi extinta e instituída a Carteira de Comércio Exterior - CACEX em 1953. Projetou nova reorganização para o Ministério que não chegou a executar. Com o falecimento do Presidente Getúlio Vargas em 1954 dedicou-se à atividade de advogado dela só se afastando para chefiar a Delegação do Brasil à XII Assembléia das Nações Unidas em 1957. Doutor Honoris Causa pelas Universidades George Washington Columbia e Harvard.

Na sua bibliografia destaca-se o seguinte:

- Relatório (exercício de 1933). Rio de Janeiro Typ. do Jornal do Commercio   1933

- Discurso pronunciado na sessão de 16 de março de 1934 na Assembléia Nacional Constituinte. Rio de Janeiro Imprensa Nacional 1934.

- Política econômica e financeira. Rio de Janeiro Departamento de Imprensa Nacional 1954.

 Pesquisa no sítio:

Serviços

 Carta de Serviços
 Cidadão
 Empresa
 Aduana
 Consulta Processo
 Custo Efetivo Total

Temas de Interesse

 Resultado do Tesouro
 Dívida Pública
 Responsabilidade Fiscal
 Invista no Tesouro Direto

 Concorrência

 Exportações
 Governo
 PNAFM

Invista no Tesouro Direto!





E-CAC: Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.
Resenha Eletrônica

 

Ministério da Fazenda Esplanada dos Ministérios - Bloco P - 70048-900 - Brasília - DF - Pabx: (61)412-2000/3000 - Fax: (061)226-9084