Ministros de Estado da Fazenda


ANTONIO DE ARAÚJO E AZEVEDO


Ponte de Lima/Portugal - 14.05.1754
Rio de Janeiro - junho 1817

Fez seus estudos de Humanidades no Porto, partindo depois para Coimbra, não chegando a concluir o Curso de Filosofia; voltando ao Porto se dedicou às Matemáticas e aos estudos históricos. Tendo viajado pela Alemanha, em 1799, ali estudou Ciências e Literatura alemã. Enviado Extraordinário às Cortes de Haia e S. Petersburgo e Ministro Plenipotenciário junto à República Francesa nos anos 1795, 1797 e 1801; Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, em Lisboa, em 1804; Ministro do Reino, em 1806; Conselheiro de Estado; Presidente do Tribunal da Junta do Comércio; exerceu as funções de Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha, no Brasil, em 1814, com a morte do Conde das Galvêas. Teve de ocupar, ao mesmo tempo, todas as pastas do governo, com a morte do Marquês de Aguiar. Como Ministro da Fazenda referendou os seguintes atos: Alvará que concedia as dívidas do Banco do Brasil o privilégio executivo para serem cobradas como dívidas fiscais; o que criava uma Junta da Administração e Arrecadação da Real Fazenda do Departamento da Ilha de Santa Catarina; o que mandava proibir nas Alfândegas os leilões das mercadorias inglesas.

Organizou na Vila de Ponte Lima uma Sociedade Econômica dos Amigos do Bem Público; Sócio da Academia de Ciências de Lisboa; fundador no Rio de Janeiro da Sociedade de Animação à Indústria e Mecânica (1808); criou a Real Academia de Belas Artes em agosto de 1816.

 Pesquisa no sítio:

Serviços

 Carta de Serviços
 Cidadão
 Empresa
 Aduana
 Consulta Processo
 Custo Efetivo Total

Temas de Interesse

 Resultado do Tesouro
 Dívida Pública
 Responsabilidade Fiscal
 Invista no Tesouro Direto

 Concorrência

 Exportações
 Governo
 PNAFM

Invista no Tesouro Direto!





E-CAC: Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.
Resenha Eletrônica

 

Ministério da Fazenda Esplanada dos Ministérios - Bloco P - 70048-900 - Brasília - DF - Pabx: (61)3412-2000/3000 - Fax: (061)3226-9084