Ajuste Fiscal

Brasília 4 de março de 2002.

Excelentíssimo Sr. Horst Köhler
Diretor-Gerente
Fundo Monetário Internacional
Washington DC 20431
Estados Unidos da América

 

Excelentíssimo Senhor

 

Em correspondências enviadas em 23 de Agosto de 2001 e em 30 de novembro de 2001 o governo brasileiro encaminhou Memorando de Política Econômica (MPE) no qual descreve o programa econômico acordado no âmbito do atual Acordo Stand-By de 15 meses com Fundo. O MPE em anexo a esta carta destaca os recentes progressos alcançados e discute políticas adicionais e perspectivas para 2002. Segue também em anexo Memorando Técnico de Entendimentos (MTE) que estabelece metas específicas (na forma de critérios de desempenho metas indicativas e os parâmetros estruturais) que devem ser observadas no âmbito do Acordo. Além das políticas descritas no MPE em anexo o governo adotará quaisquer medidas adicionais necessárias para garantir o cumprimento dos objetivos acordados. Durante a vigência do Acordo as autoridades brasileiras continuarão o habitual e estreito diálogo mantido com o Fundo.

Como é de seu conhecimento uma parcela da dívida pública interna está indexada ao câmbio. A fim aumentar a eficiência da rolagem de volume relativamente grande desses títulos a ocorrer nos próximos meses pretendemos começar a emissão de dívida indexada ao câmbio em duas etapas: emissão de título denominado em moeda doméstica remunerado por taxa de juros pós-fixada e emissão de instrumento financeiro livre de risco cambial (stripped foreign exchange insurance instrument). Essa é uma mudança de natureza técnica e não aumentará a exposição do setor público ao câmbio. Contudo permitindo que o preço de cada componente da dívida seja determinado separadamente possibilitará redução do custo de rolagem da dívida indexada ao câmbio a vencer nos próximos meses.

O governo planeja usar esse novo procedimento apenas para rolar a dívida indexada ao câmbio existente. Ademais é mantida a intenção de reduzir o número dessas operações ao longo do tempo conforme as condições de mercado permitam e de aumentar o estoque da dívida indexada ao câmbio apenas em circunstâncias extraordinárias. Com base nesses entendimentos requeremos que o critério de desempenho referente à não utilização de contratos futuros e a termo de câmbio seja modificado a fim de permitir o aqui proposto conforme já disposto no MTE em anexo.


Atenciosamente


Pedro Sampaio Malan Armínio Fraga Neto
Ministro da Fazenda Presidente do Banco Central do Brasil
 

Brasil - Memorando de Política Econômica   (26.03.2002) 

Brasil  -  Memorando Técnico de Entendimentos   (26.03.2002)  

 

 Pesquisa no sítio:

Serviços

 Carta de Serviços
 Cidadão
 Empresa
 Aduana
 Consulta Processo
 Custo Efetivo Total

Temas de Interesse

 Resultado do Tesouro
 Dívida Pública
 Responsabilidade Fiscal
 Invista no Tesouro Direto

 Concorrência

 Exportações
 Governo
 PNAFM

Invista no Tesouro Direto!





E-CAC: Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.
Resenha Eletrônica

 

Ministério da Fazenda Esplanada dos Ministérios - Bloco P - 70048-900 - Brasília - DF - Pabx: (61)3412-2000/3000 - Fax: (061)3226-9084