Entrevistas

15/08/2011

"EM ENTREVISTA PARA A ISTOÉ, O MINISTRO DA FAZENDA, GUIDO MANTEGA, DIZ QUE O BRASIL ESTÁ PREPARADO PARA ENFRENTAR A CRISE MUNDIAL”
“Não há motivo para desespero"

Entrevista do ministro da Fazenda, Guido Mantega, para a revista ISTO É

Adriana Nicacio

Istoé – A crise internacional deve preocupar o Brasil?

Guido Mantega – O Brasil está hoje mais bem preparado do que no passado para suportar um agravamento da crise mundial. Possuímos expressivas reservas internacionais e temos uma situação fiscal sólida. Não vamos subestimar a crise, mais também não é motivo para desespero.

Istoé – As medidas anunciadas pelo governo brasileiro em defesa da indústria, do emprego, e da renda são suficientes?

Guido Mantega – Certamente são medidas na direção correta, pois buscam estimular os investimentos na economia e garantir que o nosso vasto mercado doméstico seja usufruído por brasileiros. A indústria nacional não focará sozinha, à mercê de práticas desleais no comercio internacional. Somos um país privilegiado pelo imenso e dinâmico mercado interno. E o governo brasileiro tem se empenhado fortemente na busca de soluções que compensem práticas predatórias de comércio.

Istoé – De que forma o governo agirá contra a guerra cambial e a competição comercial predatória?

Guido Mantega – Adotamos uma série de medidas para conter a valorização expressiva do câmbio e evitar a perda de competitividade relativa dos nossos produtos. O Plano Brasil Maior, por exemplo, atende a uma demanda antiga dos exportadores, com a restituição de créditos tributários para estimular ainda mais as exportações e as desonerações na folha de pagamentos de setores que sofrem com práticas desleais. Não deixaremos que determinados países se aproveitem de nossos mercados para solucionar suas crises internas.

Istoé – O que o Sr. acha da decisão do Federal Reserve de manter sua taxa básica de juros “excepcionalmente baixa” até meados de 2013?

Guido Mantega – A decisão do FED reflete a conscientização do governo americano de que a superação da crise será mais demorada do que se imaginava, pelos sinais de estagnação da atividade econômica do país. Estamos acompanhando com atenção a evolução dessas medidas e os prováveis impactos no Brasil.

 Pesquisa no sítio:

Serviços

 Carta de Serviços
 Cidadão
 Empresa
 Aduana
 Consulta Processo
 Custo Efetivo Total

Temas de Interesse

 Resultado do Tesouro
 Dívida Pública
 Responsabilidade Fiscal
 Invista no Tesouro Direto

 Concorrência

 Exportações
 Governo
 PNAFM

Invista no Tesouro Direto!





E-CAC: Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.
Resenha Eletrônica

 
Esplanada dos Ministérios, Bloco P, 70048-900, Brasília-DF, Telefone: (61) 3412-2000/ 3000
Correio Eletrônico do Ministério da Fazenda