Entrevistas

28/09/2009

"Entramos num novo ciclo"

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, falou à DINHEIRO sobre o grau de investimento concedido pela Moody's e a reunião do G-20, em Pittsburgh.

Entrevista do ministro da Fazenda, Guido Mantega, para a Revista ISTOÉ Dinheiro

DINHEIRO - Qual o significado desse novo selo de grau de investimento?

MANTEGA - Significa que hoje o Brasil oferece um crescimento mais vigoroso que os demais países, uma inflação baixa e todas as condições de um país credor e não devedor. A bolsa brasileira foi a que mais cresceu em dólares este ano. O País oferece segurança, rentabilidade e um mercado interno em plena expansão.

DINHEIRO - Quais são as perspectivas daqui para a frente no que diz respeito aos investimentos no País?

MANTEGA - O Brasil tem apresentado um desempenho melhor que o dos demais países. Haverá um novo ciclo de desenvolvimento logo em 2010, pois fomos os primeiros a sair da crise.

DINHEIRO - Na reunião do G-20, está em discussão como os principais afetados pela crise vão pagar a conta daqui pra frente?

MANTEGA - O medo está superado. A grande diferença hoje é que as medidas para combater a crise e a coordenação do G-20 restabeleceram a confiança no mercado. Uma das propostas é tornar o grupo uma instituição permanente de chefes de Estado que se reunirá à semelhança do G-8 e com pelo menos três reuniões dos ministros da Fazenda. Vai ser a instituição multilateral mais importante do mundo, superando o G-8. A segunda questão é implementar a consolidação da regulação financeira. Devemos celebrar um acordo de controle das instituições, reduzindo o estímulo para as atividades especulativas e acabando com os bônus elevados. Concordamos em limitar os bônus.

 

 Pesquisa no sítio:

Serviços

 Carta de Serviços
 Cidadão
 Empresa
 Aduana
 Consulta Processo
 Custo Efetivo Total

Temas de Interesse

 Resultado do Tesouro
 Dívida Pública
 Responsabilidade Fiscal
 Invista no Tesouro Direto

 Concorrência

 Exportações
 Governo
 PNAFM

Invista no Tesouro Direto!





E-CAC: Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.
Resenha Eletrônica

 

Esplanada dos Ministérios, Bloco P, 70048-900, Brasília-DF, Telefone: (61) 3412-2000/ 3000
Correio Eletrônico do Ministério da Fazenda