Entrevistas

22/08/2006

Para Mantega, carga tributária está caindo
Entrevista do Ministro da Fazenda Guido Mantega à Radiobrás

Por Edla Lula

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje (22), em entrevista exclusiva à Radiobrás, que vai cumprir o compromisso firmado por seu antecessor, Antonio Palocci, de manter a carga tributária nos níveis de 2002. 

“Mais do que manter o compromisso, vou mostrar o resultado desse compromisso. A partir de 2003, começamos a reduzir alíquotas. O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) caiu sobre bens de capital, caiu sobre cesta básica, a Cofins caiu para todos os produtos”, disse o ministro, ao comentar que entre 2003 e 2006 o governo promoveu desonerações equivalentes a R$ 19 bilhões.

“A arrecadação não cai porque a economia brasileira está crescendo, está gerando mais renda e está gerando mais lucro. Está diminuindo a sonegação e, com isso, estamos arrecadando mais. A promessa está sendo cumprida. Estamos fazendo desoneração e vamos continuar fazendo”, enfatizou.

Entretanto, quando indagado se seria possível falar em 24,84% do Produto Interno Bruto (PIB), mesmo índice verificado entre os impostos de responsabilidade da União em 2002, Mantega avaliou que a carga não será inferior a 25% do PIB porque estão entrando no mercado novas empresas, oriundas da informalidade.

“Como existe um aumento da formalização do crescimento econômico, esses 25% não vão cair, mas por causa da formalização. Do ponto de vista de cada cidadão, de cada empresário, entretanto, a carga individual vai cair”, garantiu.

Em 2003, o então ministro da Fazenda firmou o que chamou de "compromisso de ouro" do governo, de, no mínimo, manter a carga tributária no patamar do ano anterior. Mas alguns setores da economia, como o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, vêm afirmando que a carga bruta total (incluindo União, estados e municípios) já chega a 38% do PIB.

Veja também:

Mantega prevê crescimento de até 4,5% em 2006 e queda da carga tributária para o empresário
Entrevista do Ministro da Fazenda Guido Mantega à Radiobrás
Guido Mantega explica medidas que vão estimular a economia e facilitar relação bancária
Entrevista do Ministro da Fazenda Guido Mantega à Radiobrás
Governo estuda isenção total de impostos diretos para semicondutores, diz Mantega
Entrevista do Ministro da Fazenda Guido Mantega à Radiobrás
Trabalhador poderá escolher banco para receber salário, diz Mantega
Entrevista do Ministro da Fazenda Guido Mantega à Radiobrás
Arquivo de Vídeo. Veja o vídeo desta entrevista

 Pesquisa no sítio:

Serviços

 Carta de Serviços
 Cidadão
 Empresa
 Aduana
 Consulta Processo
 Custo Efetivo Total

Temas de Interesse

 Resultado do Tesouro
 Dívida Pública
 Responsabilidade Fiscal
 Invista no Tesouro Direto

 Concorrência

 Exportações
 Governo
 PNAFM

Invista no Tesouro Direto!





E-CAC: Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.
Resenha Eletrônica

 

Ministério da Fazenda Esplanada dos Ministérios - Bloco P - 70048-900 - Brasília - DF - Pabx: (61)3412-2000/3000 - Fax: (061)3226-9084