Entrevistas

22/08/2006

Governo estuda isenção total de impostos diretos para semicondutores, diz Mantega
Entrevista do Ministro da Fazenda Guido Mantega à Radiobrás

Por Edla Lula

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje (22), em entrevista exclusiva à Radiobrás, que a indústria de semicondutores terá isenção total de tributos com o objetivo de facilitar sua implantação no país.

Segundo o ministro, incidirão sobre o setor apenas tributos indiretos.  "Os empresários do setor não vão pagar quase nenhum imposto. Ficaremos com impostos indiretos, relacionados à folha de pagamentos", disse.  

Mantega comentou que o Brasil está defasado em relação a outros países, especialmente os asiáticos, que oferecem vantagens competitivas. "Como nós temos uma competição forte de países asiáticos, que as implantaram antes, temos que dar condições  para que a indústria possa se implantar no Brasil", explicou.

Além disso, acrescentou o ministro, empresários do setor também terão incentivos financeiros para construir suas fábricas. "O BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] não tem limite de recursos para o setor. Todo empresário que precisar de recurso emprestado, preenchendo as condições, vai conseguir o empréstimo para implantar a indústria de semicondutores", afirmou Mantega, lembrando que as taxas cobradas pelo banco ficarão em cerca de 10% ao ano.

O ministro ressaltou que é preciso oferecer incentivos ao setor - considerado uma das prioridades da política industrial brasileira - para que o país possa recuperar o tempo perdido.  "Adotando essas medidas que estamos tentando, o setor vai ser competitivo e se viabilizar no Brasil". 

Mantega comparou as medidas que estão sendo estudadas para o setor de semicondutores aos incetivos dados na década de 50 para impulsionar a indústria automobilística. "Vamos recuperar o tempo perdido e, de fato, terá quase o impacto do que se fez para a indústria automobilística no passado".

Veja também:

Mantega prevê crescimento de até 4,5% em 2006 e queda da carga tributária para o empresário
Entrevista do Ministro da Fazenda Guido Mantega à Radiobrás
Guido Mantega explica medidas que vão estimular a economia e facilitar relação bancária
Entrevista do Ministro da Fazenda Guido Mantega à Radiobrás
Para Mantega, carga tributária está caindo
Entrevista do Ministro da Fazenda Guido Mantega à Radiobrás
Trabalhador poderá escolher banco para receber salário, diz Mantega
Entrevista do Ministro da Fazenda Guido Mantega à Radiobrás
Arquivo de Vídeo. Veja o vídeo desta entrevista

 Pesquisa no sítio:

Serviços

 Carta de Serviços
 Cidadão
 Empresa
 Aduana
 Consulta Processo
 Custo Efetivo Total

Temas de Interesse

 Resultado do Tesouro
 Dívida Pública
 Responsabilidade Fiscal
 Invista no Tesouro Direto

 Concorrência

 Exportações
 Governo
 PNAFM

Invista no Tesouro Direto!





E-CAC: Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.
Resenha Eletrônica

 

Ministério da Fazenda Esplanada dos Ministérios - Bloco P - 70048-900 - Brasília - DF - Pabx: (61)3412-2000/3000 - Fax: (061)3226-9084