Economia Brasileira em Perspectiva
Janeiro de 2010

Apresentação

O Brasil definitivamente ganhou a confiança da comunidade internacional. Devido ao seu excelente desempenho, o país foi um dos últimos a entrar e um dos primeiros a sair da pior crise financeira dos últimos 80 anos. 

Empresários, consumidores e investidores, tanto nacionais como internacionais, estão confiantes de que a economia está bem preparada para enfrentar os próximos anos. Agentes do mercado, incluindo aqueles do mercado financeiro, acreditam que, em 2010, o Brasil vai ver sua economia crescer a um ritmo mais forte, mais de 5% ao ano. Depois de crescer a um ritmo de 4,2% no período de 2003 a 2008, espera-se que o Brasil atinja um crescimento de 5% na média de 2009 a 2014. 

O superávit primário aumentará em 2010 em comparação a 2009. O setor público também terá suas metas fiscais alcançadas no ano corrente, com menos despesas primárias e aumento na receita, sutentados pela recuperação da economia e também pela eliminação progressiva de estímulo fiscal dado durante o período de crise. 

A economia está retomando esse novo ciclo sustentável, com mais empregos, renda e consumo. Vai ser sustentável, porque a nossa economia tem sido definida em base mais sólida, com controle da inflação, responsabilidade fiscal e baixa vulnerabilidade externa. 

As ações do governo para estimular o crescimento, os investimentos e as transferências de riqueza continuarão a desempenhar um papel fundamental na expansão do PIB, com baixa inflação e baixa taxas de juros.

Download (2,55 Mb)
Outras edições

  

 Pesquisa no sítio:

Serviços

 Carta de Serviços
 Cidadão
 Empresa
 Aduana
 Consulta Processo
 Custo Efetivo Total

Temas de Interesse

 Resultado do Tesouro
 Dívida Pública
 Responsabilidade Fiscal
 Invista no Tesouro Direto

 Concorrência

 Exportações
 Governo
 PNAFM

Invista no Tesouro Direto!





E-CAC: Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.
Resenha Eletrônica

 
Esplanada dos Ministérios, Bloco P, 70048-900, Brasília-DF, Telefone: (61) 3412-2000/ 3000
Correio Eletrônico do Ministério da Fazenda