Você está aqui: Página Inicial > PMIMF > Frentes de Atuação > Tecnologia da Informação > Notícias da Frente de Tecnologia > Tema Segurança da Informação e Comunicações é destaque em reuniões no MF

Notícias

Tema Segurança da Informação e Comunicações é destaque em reuniões no MF

FRENTE DE TECNOLOGIA

A Frente de Tecnologia do PMIMF reuniu as principais áreas envolvidas em Segurança da Informação e Comunicações com o objetivo de discutir sobre o tratamento de informações classificadas e sobre a Política da Segurança da Informação e Comunicações no MF
publicado: 26/04/2017 16h56 última modificação: 26/04/2017 17h02
imagem retiradas da web

Foram realizadas duas reuniões com iniciativas de aperfeiçoamento as ações do Ministério da Fazenda nos diversos aspectos relacionados à Segurança da Informação e Comunicações. As intenções incluem o credenciamento de segurança para o tratamento de informação classificada, processos internos, gestão documental, segurança física e riscos, além das ações no contexto da tecnologia da informação.

No dia 24 de abril, foi realizada reunião que tratou sobre a criação de Grupo de Trabalho para promover as ações no âmbito do ministério referentes ao credenciamento de segurança para o tratamento de informação classificada. Realizada na Coordenação Geral de Recursos Logísticos – COGRL/SPOA/SE, no edifício Órgãos Centrais.

A reunião contou com a participação de representantes da Ouvidoria-Geral, Secretaria da Previdência - SPREV, Subsecretaria de Gestão Estratégica da Secretaria Executiva – SGE/SE, Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação – COGTI/SPOA/SE e representantes da própria COGRL/SPOA/SE.

Já no dia 25 de abril, o Grupo de Trabalho Conformidade e Segurança, criado pelo Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação – CTIC do Ministério da Fazenda, reuniu-se para planejar ações relacionadas à Segurança da Informação e Comunicações do MF no âmbito da tecnologia da informação de forma ampliada no MF.

O GT tem como objetivo a elaboração da Política de Segurança da Informação e Comunicação do Ministério da Fazenda (POSIC-MF), que trata de princípios, diretrizes gerais e ações transversais no âmbito da tecnologia da informação, respeitando as POSICs vigentes dos órgãos do MF, como da Receita Federal, da Secretaria do Tesouro Nacional, da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, dentre outros, e a forma descentralizada de gestão de segurança da informação em todo o Ministério.

O arranjo organizacional diferenciado de Segurança da Informação e Comunicações é decorrente da complexa estrutura organizacional do MF, que permita integrar e convergir seus diversos órgãos aproveitando as iniciativas e normativos internos vigentes e respeitando as expertises e especificidades desenvolvidas em seus órgãos.