Você está aqui: Página Inicial > PMIMF > Frentes de Atuação > Planejamento Estratégico > Notícias da Frente de Planejamento Estratégico > Confira a publicação da Resolução nº 8 do Comitê Estratégico de Gestão do MF

Notícias

Confira a publicação da Resolução nº 8 do Comitê Estratégico de Gestão do MF

FRENTE DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

As decisões do CEG são formalizadas por Resoluções. A Resolução nº 8 aprova a estratégia institucional integrada do Ministério da Fazenda para o período 2017-2020
publicado: 06/02/2017 11h45 última modificação: 06/02/2017 18h03
imagem elaborada pela SGE/SE

Em 18 de novembro de 2016 foi realizada reunião do CEG na qual foi discutida e aprovada a estratégia ministerial para o período de tempo compreendido entre os anos de 2017 a 2020. Além disso, foram aprovadas medidas que aperfeiçoam o modelo de governança corporativo do ministério através da criação e alteração dos comitês temáticos. O desafio nesse 5º Ciclo de Planejamento Estratégico Integrado do MF foi a discussão da integração do negócio previdenciário ao negócio fazendário. A Resolução nº 8 - CEG é o documento que consolida e formaliza as decisões tomadas. 

O plano estratégico institucional integrado do Ministério da Fazenda tem também na sua composição: Mapa EstratégicoCadeia de Valor Integrada e Lista de Projetos Estratégicos Corporativos, que compõem respectivamente os Anexos I, II e III da referida Resolução. São todos produtos de debate entre os participantes abrangidos pelo PMIMF e são formulados no contexto da execução de ciclos anuais de planejamento.

A nova Cadeia de Valor Integrada do MF (contendo 7 cadeias finalísticas e uma cadeia de estratégia, gestão e suporte) é a principal referência para a organização dos debates. Ela apresenta, de maneira consolidada, o conjunto de competências que permeiam os negócios fazendários. Nela é possível identificar, dentre outros itens:

  • Os principais macroprocessos de negócio;
  • Os principais macroprocessos de suporte;
  • Os valores gerados para as partes interessadas;
  • A participação de cada um dos órgãos fazendários na geração desses valores etc.

A cada ciclo de planejamento estratégico integrado são realizadas diversas Reuniões de Análise Crítica (RACs) por cadeia de valor. As reuniões contam com a participação de representantes dos órgãos do ministério que contribuem para a geração daquele valor, nas quais se estabelece um amplo debate a respeito dos desafios e prioridades traçados. A partir do planejamento estratégico formulado haverá o monitoramento contínuo e a avaliação sistemática das ações estratégicas estabelecidas.