Você está aqui: Página Inicial > PMIMF > Frentes de Atuação > Inovação (Projetos e Processos) > Notícias da Frente de Inovação > Consolidação das sugestões para nova metodologia de projetos é destaque no PMIMF

Notícias

Consolidação das sugestões para nova metodologia de projetos é destaque no PMIMF

FRENTE DE INOVAÇÃO

Através de workshop realizado no dia 12 de setembro foram coletadas ideias que farão parte da nova versão da metodologia de gestão de projetos do Ministério da Fazenda
publicado: 13/09/2017 15h49 última modificação: 14/09/2017 16h23

O Grupo de Trabalho (GT) constituído pelo Comitê de Processos e Projetos (CPP) deu prosseguimento aos trabalhos  da Frente de Inovação para nova versão da metodologia de gestão de projetos, aplicando o princípio da construção coletiva de ideias. 

Foi realizado workshop que contou com 16 representantes fazendários do PMIMF e teve como objetivo a coleta e alinhamento de sugestões, visando incrementar e ajustar as melhores práticas em gerenciamento de projetos no MF.

A dinâmica se norteou através do compartilhamento de experiências entre os órgãos e do foco em soluções. Foram formados quatro grupos que se debruçaram a cada 20 minutos em rodadas de discussão sobre cada grupo de processo. As rodadas foram conduzidas por facilitadores que conduziram e levantaram juntos com os participantes os principais questionamentos acerca dos itens que compõem a metodologia, a saber:

  • fluxos de processos;
  • descritivos de atividades e conceitos;
  • artefatos; e
  • rotinas operacionais.

A representante da SPE, Nayara Medeiros, destacou no final que a dinâmica aplicada trouxe um modo interessante e inovador de se ter uma visão clara sobre o que acontece no ciclo de vida de um Projeto Estratégico Corporativo (PEC). Ela também reforçou a sinergia alcançada nas sugestões que contribuíram para a qualidade das soluções apresentadas pelos grupos no workshop.

O próximo encontro do Grupo de Trabalho está previsto para acontecer no dia 5 de outubro e terá como objetivo discutir e deliberar sobre as soluções indicadas e coletadas até essa fase dos trabalhos do GT.