Você está aqui: Página Inicial > PMIMF > Frentes de Atuação > Infraestrutura > Notícias da Frente de Infraestrutura > II Diálogo Finanças e Meio Ambiente

Notícias

II Diálogo Finanças e Meio Ambiente

FRENTE DE INFRAESTRUTURA

O II Diálogo Finanças e Meio Ambiente – Seminário Internacional de Eficiência Energética e Compras Sustentáveis foi realizado nos dias 13 e 14 de setembro de 2017
publicado: 15/09/2017 11h13 última modificação: 15/09/2017 11h34

O evento promovido pela Esaf, pela Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração – SPOA/MF e pela Agência de Cooperação Alemã GIZ, teve a presença de 150 participantes oriundos dos mais variados órgãos da administração pública.

O objetivo do seminário foi discutir práticas inovadoras sustentáveis no setor público, com ênfase na troca de experiências e estratégias em contratações públicas, eficiência energética em edifícios públicos e a otimização da qualidade do gasto público.

A satisfação em sediar o debate sobre os temas da eficiência energética e compras sustentáveis foi manifestada pelo Diretor-Geral da Esaf, Manuel Augusto Alves Silva. “Valor público tem a ver com respostas completas, escolhas viáveis e legítimas, apropriação coletiva e geração de mudanças sociais”, afirmou o diretor, ao defender que sustentabilidade é uma vocação natural da Escola, pela sua localização, espaço físico e arquitetura. Ele também ressaltou a parceria mantida pela Esaf com a Agência GIZ de Cooperação Alemã, que deverá render a viabilização de projetos que as instituições vêm construindo ao longo do tempo.

A SPOA/MF esteve representada por seu subsecretário Nerylson Lima da Silva. Ele relembrou que compras sustentáveis é um tema trabalhado pela equipe técnica do órgão há algum tempo. “O seminário atual, agora de caráter internacional, agregando também a eficiência energética, com representantes das grandes instituições que giram em torno do assunto é um avanço. Devemos ampliar o debate, buscar novos parceiros e, apesar das restrições que enfrentamos, trabalhar para que, dentro em breve, possamos nos reunir para avaliar os resultados que alcançarmos”, finalizou Nerylson.

Ao longo dos dois dias foram realizadas 18 palestras seguidas de debates com especialistas brasileiros e internacionais.

Fonte: ESAF