Você está aqui: Página Inicial > PMIMF > Frentes de Atuação > Infraestrutura > Notícias da Frente de Infraestrutura > COGRL inova com a Metodologia Ágil de Gestão de Projetos

Notícias

COGRL inova com a Metodologia Ágil de Gestão de Projetos

FRENTE DE INFRAESTRUTURA

COGRL utiliza método inovador no planejamento e desenvolvimento do EDIFICA Gerencial.
publicado: 06/05/2015 15h53 última modificação: 19/09/2016 16h42

O Edifica Gerencial é um grande passo na gestão das edificações do Ministério da Fazenda. No entanto, seu planejamento/desenvolvimento não seria possível sem o uso da “Metodologia Ágil de Gestão de Projetos”.

Este método foi apresentado à coordenação-geral da COGRL pelos projetistas do EDIFICA Gerencial, que ganharam o aval para criação do NAGA: Núcleo de Apoio à Gestão Ágil.

Explicando resumidamente, a metodologia em questão é largamente utilizada na gestão de projetos de software, sendo customizada para outros segmentos do setor privado e para algumas células da administração pública. A COGRL é uma dessas células, com o “Ágil” aplicado ao projeto do Edifica Gerencial.

O Ágil usa os processos do Scrum e técnicas de XP e Kanban (outras sistemáticas de trabalho). Basicamente, os projetos são divididos em ciclos, chamados de Sprints, com períodos predefinidos em que as atividades devem ser executadas. No fim de cada Sprint, é entregue um produto, caracterizando a Metodologia Ágil como incremental. Nesta última etapa, são feitas também retrospectivas do trabalho que, assim como no ciclo PDCA, buscam a excelência. No ínterim das Sprints, é realizada ainda a “Gestão de riscos do projeto”, além do acompanhamento da produção por intermédio da análise do gráfico Burndown.