Você está aqui: Página Inicial > PMIMF > Frentes de Atuação > Custos > Notícias da Frente de Custos > Atualização dos objetos de custos do Ministério da Fazenda

Notícias

Atualização dos objetos de custos do Ministério da Fazenda

Frente de Custos

Comitê de Gestão do Modelo de Mensuração dos Custos (CMCUSTO) do Ministério da Fazenda aprova mudança nos objetos de custos a partir de 2016
publicado: 04/01/2016 09h38 última modificação: 14/09/2016 09h24
Capa Manual de Custos

Capa Manual de Custos

No dia 08 de dezembro de 2015 foi realizada a sétima reunião do Comitê Estratégico de Gestão do Ministério da Fazenda, onde foi aprovada a revisão da Cadeia de Valor Integrada do MF. Com a nova versão da Cadeia, houve a necessidade de atualizar os objetos de custo utilizados pelo Ministério. Nesse sentido, o Comitê de Gestão do Modelo de Mensuração dos Custos (CMCUSTO) se reuniu com o intuito de deliberar sobre o tema, de maneira que os órgãos envolvidos definiram os macroprocessos/processos que serão utilizados como objetos de custos a partir de 2016.

Com a atualização dos objetos de custo, foi aprovada a 2ª edição do Manual de Mensuração dos Custos do Ministério da Fazenda, por meio da Portaria SPOA nº 558, de 29 de dezembro de 2015, de aplicação obrigatória no âmbito do Ministério da Fazenda a partir de 1º de janeiro de 2016.

O manual está disponibilizado no seguinte endereço, acompanhado de tabela que demonstra os objetos de custo utilizados em 2015 e os que passarão a ser utilizados em 2016:

http://www.fazenda.gov.br/pmimf/frentes-de-atuacao/custos/download-de-arquivos