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A Ouvidoria recebe reclamações, sugestões, elogios e denúncias. Quando o usuário não se sente completamente atendido pelo Ministério da Fazenda, ele pode (e deve!) recorrer à Ouvidoria. 

Denúncias

Caso suspeite de alguma atividade ilícita, envie sua denúncia à ouvidoria. Todo o processo é feito via sistema e o sigilo das informações e garantido.

Não é preciso se identificar, porém, é necessário informar o CPF ou CNPJ do denunciado.

Acesso rápido

Botão para consultar sua mensagem

Legislação

Como registrar uma manifestação

Pela internet (SisOuvidor), por carta, telefone ou presencialmente (apenas Distrito Federal)

Ao cadastrar sua manifestação, você receberá número da mensagem e senha.

Guarde esses dados, pois é a partir deles que será possível consultar o andamento da demanda e incluir informações complementares. 

Informações necessárias

Para reclamações, solicitação de providência, elogios e sugestões

  • CPF ou CNPJ
  • E-mail ou endereço para correspondência

Prazo para resposta

  • Até 20 dias corridos (a contar do registro na Ouvidoria)
  • Prazo pode ser prorrogado por mais 10 dias.

Formas de contato

Ícone no banner para contato via internet Internet

 

O cidadão pode registrar uma mensagem, consultar o andamento de sua manifestação e complementar dados. Acesse:

Ícone no banner para contato via call center  Call center


0800 702 1111


Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, de 8h às 20h

Ícone no banner para contato via carta  Correspondência

 
A Ouvidoria-Geral também recebe cartas dos cidadãos. As correspondências podem ser enviadas para o endereço da Ouvidoria em Brasília.

Ícone no banner para contato via atendimento presencial  Atendimento presencial

Apenas para o Distrito Federal, no endereço da Ouvidoria-Geral em Brasília (DF). 

Horário de atendimento: 
De segunda a sexta-feira, de 9h às 11h30 e de 14h às 17h

Ícone no banner para contato via carta-resposta  Carta-resposta

Nos locais onde o Ministério da Fazenda presta seus serviços, existem urnas nas quais o cidadão-usuário pode depositar carta-resposta — disponibilizada pelo próprio órgão —, que será encaminhada à Ouvidoria-Geral.

Outra opção consiste em encaminhar a carta-resposta pelos Correios. A postagem é gratuita.

Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda
Setor de Autarquias Sul - SAUS, Quadra 6 Bloco O, Edifício Órgãos Centrais, térreo
70070-917
Brasília-DF