Você está aqui: Página Inicial > Órgãos > Secretaria de Política Econômica - SPE

Secretaria de
Política Econômica

Banner Resultado Fiscal Estrutural 2017

A Secretaria de Política Econômica SPE tem como objetivo formular projetos e propostas econômicas em consonância com a estratégia do Governo Federal de forma integrada com os diversos órgãos da Administração Pública Federal. Avalia, também, os impactos macroeconômicos de diversas políticas públicas para dar suporte ao processo de tomada de decisão do Ministério da Fazenda.

Além disso, elabora cenários econômicos, acompanha e avalia indicadores, desenvolve pesquisas diagnósticas com vistas a (i) promover o desenvolvimento sustentável dos mercados de crédito, capitais, seguros e previdência complementar e dos diversos setores econômicos com uniformização de tratamento de política econômica entre estes, buscando estimular uma maior concorrência e abertura de mercado, (ii) promover a melhoria do ambiente de negócios rurais por meio da simplificação do processo de contratação do crédito rural, (iii) aprimorar a compreensão dos temas fiscais pelo mercado e qualificar o debate com o público externo sobre os rumos da política fiscal do País.

É importante destacar que, dado que a economia é dinâmica, a SPE tem como desafio constante aprimorar o ferramental analítico das interações das variáveis macroeconômicas com as variáveis fiscais e tributárias.

Agenda e conjuntura econômica

Agenda econômica do dia

23 de maio de 2018

Informativos econômicos

Têm como objetivo acompanhar os indicadores econômicos que refletem o comportamento da economia país em relação ao nível de atividade econômica, inflação, emprego e renda, juros e crédito, política fiscal, setor externo, entre outros. Cabe esclarecer que a Secretaria de Política Econômica não é a fonte primária da informações disponibilizadas.

Boletim de Conjuntura

O Boletim de Conjuntura contém a consolidação e organização de informações econômicas de conhecimento público, cujas fontes primárias são instituições autônomas, públicas ou privadas.

Publicações recentes

Últimas notícias

CMN regulamenta artigo da Lei 13.606/2018 que trata da renegociação de dívidas rurais

Prazo para adesão é de até 180 dias a partir da publicação da resolução

17/05/2018

Fazenda divulga Prisma Fiscal de maio de 2018

Confira as estatísticas para as previsões das variáveis fiscais e a distribuição de frequência

17/05/2018

SPE divulga atualização do Podium de curto prazo

Relatório elenca as três instituições com melhores previsões para cada variável fiscal

03/05/2018