II Workshop Técnico: Diálogos Setoriais 

O Banco Mundial e a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, com apoio da Fundação Getulio Vargas, organizam o segundo workshop do Projeto PMR Brasil para discutir as possibilidades de adoção de instrumentos de precificação de emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Brasil com especialistas, representantes de governo e do setor empresarial, sob uma perspectiva setorial.

 

Objetivos do Workshop

  •  Abordar os principais objetivos de política pública e os instrumentos vigentes nos setores analisados no Projeto PMR Brasil e suas interfaces com a precificação de emissões;
  • Apresentar resultados preliminares dos diagnósticos setoriais elaborados no Projeto PMR Brasil;
  • Construir as primeiras relações de trabalho e agenda em torno da precificação de carbono entre as equipes de pesquisadores e os stakeholders do Projeto PMR Brasil;
  • Levantar as primeiras impressões acerca dos impactos que instrumentos de precificação podem gerar considerando características de cada setor.

 

Formato

 O Workshop foi planejado para explorar possibilidades de precificação tendo como ponto de partida os contextos dos principais setores analisados no Projeto: energético, industrial e agropecuário. Representantes de governo farão apresentações sobre os objetivos de políticas setoriais, os principais instrumentos em vigor, perspectivas de novos programas e primeiras impressões sobre interação desses elementos com instrumentos de precificação. Especialistas do Projeto “Opções de Mitigações de Emissões de GEE em Setores-Chave no Brasil”, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), apresentarão os resultados encontrados e implicações para a adoção de instrumentos de precificação. Em cada grupo setorial, haverá representantes de órgãos governamentais e do setor empresarial, além de pesquisadores do Projeto PMR Brasil para debate de questões específicas em torno da precificação. Ao final de cada dia, mesas de discussão em grupos menores serão formadas para aproximar stakeholders setoriais, formuladores de políticas públicas e especialistas das questões que o Projeto PMR Brasil pretende responder.

Programação 

Texto para Discussão

 

Apresentações