I Workshop Técnico: modelagem de impacto econômico e análise impacto regulatório 

O projeto PMR Brasil prevê a realização de oficinas de trabalho com o objetivo de levantar questões técnicas relativas à implementação dos seus Componentes 1 (Estudos Setoriais e Desenho de Instrumentos) e 2 (Avaliação de Impactos Econômicos e Regulatórios), sempre no intuito de promover o debate que auxilie no melhor encaminhamento das atividades e o acompanhamento dos estudos a serem conduzidos ao longo de todo Projeto.

O I Workshop foi realizado nos dias 05 e 06 de dezembro de 2016 e teve por objetivo debater com especialistas a estratégia do projeto com relação às diferentes abordagens e metodologias disponíveis para a avaliação de impactos da adoção de instrumentos de precificação de carbono, a fim de refinar o processo de tomada de decisão e tornar os resultados do projeto o mais verossímeis possível.

No 1º dia foram discutidas as questões relacionadas à etapa de modelagem do impacto econômico dos diferentes pacotes de instrumentos, cujo desenho específico será resultado das atividades conduzidas sob o Componente 1 do Projeto.

No 2º dia foram discutidas questões específicas sobre AIR. A parte da manhã trouxe a apresentação de especialistas, que discutiram i) o panorama geral do que é uma Análise de Impacto Regulatório (AIR), seus elementos e boas práticas em sua execução; ii) uma experiência internacional com a ferramenta (TBC) e iii) detalhes sobre dois métodos específicos: a Análise Multicritério e a Análise Custo-Benefício.

Programação