Você está aqui: Página Inicial > Órgãos > Secretaria Executiva > SPOA > Tecnologia da Informação

Banner indicativo de página da SPOA - Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração

Plano Diretor de Tecnologia da Informação

 A Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA) do Ministério da Fazenda aprovou, no dia 14 de dezembro de 2016, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) para o triênio 2017-2019.  A elaboração do PDTIC cumpre diretrizes estabelecidas na Instrução Normativa Nº 4 da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento, e recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU). As ações de construção do PDTIC 2017-2019 da SPOA/MF foram coordenadas e aprovadas pelo Comitê de Tecnologia da Informação da SPOA. 


O PDTIC 2017-2019 estabelece quatro objetivos estratégicos com respectivas metas e indicadores, para mensurar de forma objetiva os resultados a serem alcançados: fortalecer a infraestrutura de TI, definir e disseminar o novo modelo de governança de TI, aumentar a capacidade das entregas e manutenção de sistemas e definir e disseminar o novo modelo de gestão dos serviços de TI.

Veja o PDTIC 2017-2019 na íntegra (PDF - 12,0 MB)

 

PDTIs de anos anteriores

PDTI 2014-2016 (PDF - 15,9 MB)

PDTI 2011-2013 (PDF - 17,0 MB)

PDTI 2009-2010 (PDF - 294 KB)


Levantamento de Governança de TI

O Índice de Governança de TI do TCU (iGovTI) foi criado em 2010 com o propósito de orientar quanto à importância e à efetividade das ações de aprimoramento da governança e da gestão de TI na Administração Pública Federal.

 Levantamento de Governança de TI 2016 - MF.pdf 

Levantamento de Governança de TI 2014- MF-pdf



Medidas Relativas à Acessibilidade

 A Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA) do Ministério da Fazenda, de acordo com as instruções do  Ofício Circular nº 781/2016-MP,  enviou no dia 02 de janeiro de 2017 para a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal o Relatório Circunstanciado (FAD e Plano de Trabalho referente ao Portal do Ministério da Fazenda). As ações presentes no Plano de Trabalho serão realizada até junho de 2017.

 Veja o Plano de Trabalho na íntegra (PDF - 615 KB)

Veja o Formulário de Acessibilidade Digital (FAD) na íntegra (PDF - 1,52 MB)


Plano de Dados Abertos

 Estando a liderança dos trabalhos a cargo da COGTI/SPOA, com a participação dos membros da Secretária Executiva, Secretaria do Tesouro Nacional, Receita Federal do Brasil, Escola de Administração Fazendária e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, o Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Fazenda - CTIC, aprovou no dia 11 de julho de 2016, por meio da resolução CTIC/MF nº 008/2016, o Plano de Dados Abertos do Ministério da Fazenda (PDA/MF), em consonância com o Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, que institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal.

O principal objetivo do PDA/MF é de promover a abertura de dados do Ministério da Fazenda, naquilo permitido pela legislação, de forma a garantir o princípio constitucional da publicidade, bem como promover a transparência na administração pública e facilitar o acesso às informações pela sociedade. Essa iniciativa atenderá às demandas recentes do Governo Federal, o qual busca maior transparência das atividades do setor público, maior integração entre a sociedade,o  governo e o setor produtivo.

 Veja o PDA/MF na íntegra (PDF)