Você está aqui: Página Inicial > Órgãos > Secretaria Executiva > SPOA > MobFaz > Perguntas e respostas

Banner indicativo de página da SPOA - Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração

 Perguntas e Respostas - Serviço

 1)      Posso utilizar o transporte MobFaz para o trajeto trabalho X residência?

 Não. Segundo a Instrução Normativa nº 3/2008, que regulamenta o Decreto nº 6.403/2008, o transporte para residência de agente público cujo horário de trabalho seja estendido, no interesse da Administração, deverá ter suas condições contempladas no respectivo contrato, o que não consta atualmente.

 2)      Existe atendimento preferencial à idosos e PNEs para o transporte?

Não, os serviços de transporte são de curto tempo de espera, não havendo necessidade de priorização de demandas para atendimento preferencial.

3)      Posso compartilhar o transporte com outra pessoa de outra Coordenação e/ou Órgão Fazendário? Como proceder neste caso?

 Sim, desde que:

  • Os edifícios de origem e de destino sejam o mesmo;
  • Os horários de acolhimento sejam próximos em no máximo 15 (quinze) minutos. Nesse caso a empresa realizará consulta ao usuário que houver realizado o primeiro chamado para verificar anuência à “carona”.

 

O custo de viagens compartilhadas será rateado entre os centros de custos dos usuários, se diversos.

4)      Posso solicitar ao motorista que mude o trajeto durante o percurso da corrida?

 Sim, desde que o local de destino seja o mesmo, devendo o motorista em consenso com o usuário, analisar todas as condições, devendo o novo trajeto ser mais vantajoso (“melhor percurso”).

 5)      Tendo sido o transporte solicitado e ocorrendo um atraso do usuário em apresentar-se no local de origem, o motorista deve esperar?

A partir do momento que o motorista informar pelo aplicativo que encontra-se no local determinado, o usuário terá uma tolerância de 10 minutos para se apresentar. Não comparecendo neste prazo, o motorista estará liberado deste atendimento.

6)      O serviço de transporte funciona no período noturno e aos finais de semana e feriados?

 O serviço funciona em caráter permanente, 24 (vinte e quatro) horas por dia, 7 (sete) dias da semana, permitido nos casos previstos na IN SLTI/MPOG nº 3/2008, art. 8º, inciso III:

Art. 8º É vedado:

[...]

III - o uso de veículos oficiais nos sábados, domingos e feriados, salvo para eventual desempenho de encargos inerentes ao exercício da função pública ou o disposto no art. 5º, inciso VI, do Decreto 6.403, de 2008;”

 7)      Posso acompanhar meu chamado por meio de quais recursos?

No momento em que se der a solicitação de viagem, deve a empresa contratada, pelo canal escolhido pelo usuário, informar em relação ao veículo que realizará o atendimento e respectivo motorista. Os canais de atendimento são: sítio eletrônico, telefônico ou aplicativo de celular.

 8)      Em caso de acidente de trânsito, como devo proceder?

No caso da ocorrência de sinistro durante o transporte do usuário, a responsabilidade em adotar todas as providências necessárias é da empresa contratada, não cabendo ao usuário qualquer responsabilidade ou obrigação solidária.

 9)      Qual o prazo para que o motorista se apresente no local de origem contado da solicitação do serviço? Como proceder se houver atrasos por parte do motorista (Ver como funciona na SAMF/DF)?

O prazo para que o transporte esteja no local de origem é de 15 (quinze) minutos. 

10)      Preciso ir a mais de um destino. O que devo preencher?

Preencha qualquer um dos destinos. O destino não é vinculante, e baste informar o táxi os seus locais desejados. No entanto, atente-se para fazer a sua rota de modo programado e curto.


11)      Posso pedir ao táxi para me esperar?

Depende. Se o tempo parado for curto, não há problema. No entanto, alertamos que o tempo parado é pago. Assim, se houver demora ultrapassar 15 minutos, dispense o táxi e solicite outro quando voltar, afinal, o tempo médio para que outro táxi chegue é de apenas 10 minutos.

 12)  O táxi chegou antes do horário agendado

Isso ocorre porque o taxista não é notificado do horário de agendamento. Cerca de 10 minutos antes do horário programado ele é acionado como se o pedido fosse realizado naquela hora, e pode acontecer dele chegar minutos antes do programado.

 13)  Caso tenha alguma atividade a ser realizado em outro Estado, posso ir de táxi?

Não. O MOBFAZ é exclusivo para transporte dentro do DF.

14)  Se for embarcar para viagem, no interesse da administração, posso ser levado ao Aeroporto de táxi?
Não. Os servidores em viajem já recebem o denominado “Adicional de deslocamento”, nos termos do art. 8º do Decreto 5.992/06.

15)  Se paro meu carro distante do trabalho, posso ser levado até o estacionamento?

Não. O transporte é destinado exclusivamente para necessidade de trabalho, sendo o seu uso para interesses particulares vedado.

16)  Posso ser levado até a Rodoviária, para pegar outro transporte coletivo para a minha residência? Ou mesmo até outro prédio fazendário para almoçar?

Não. O transporte é destinado exclusivamente para necessidade de trabalho, sendo o seu uso para interesses particulares vedado.

 

Perguntas e respostas - Aplicativo

 

1)      Cliquei em primeiro acesso. O que fazer?

Clicando em primeiro acesso, você conseguirá finalizar seu cadastro, mas não estará vinculado ao MOBFAZ. Para solução, encaminhe seus dados (Nome, email, CPF, matrícula, perfil, setor e órgão) para o email mobfaz@fazenda.gov.br para que nossa equipe faça as adequações necessárias.

2)      Após digitar a minha senha, no site, nada acontece.

O sistema foi desenvolvido para operar apenas pelo navegador Google Chrome. Esse erro ocorre quando você tenta usar utilizando outros navegadores.

 3)      No aplicativo, aparece a tela “buscando localização” ou “aguarde enquanto carregamos o mapa” por longo tempo.

Nessa hipótese, verifique a sua conexão de internet. Cheque seus dados moveis, ou desliguei o sinal de wi-fi que pode estar “fraco” no local em que está.

 4)      Não consigo logar com meu email e CPF como senha.

Os nomes dos usuários foram encaminhados pelos órgãos fazendários em planilhas. Essas planilhas podem conter erros de digitação ou não haver abrangido seu nome. Entre em contato com seu gestor setorial e verifique se está cadastrado. Em caso negativo, encaminhe e-mail com seus dados ao seu gestor setorial para que possamos concluir seu cadastro.

 5)      Quando vou finalizar a corrida, aparece para realizar pagamento em dinheiro.

Você realizou seu cadastro como pessoa física e não está vinculado ao MOBFAZ. Pare com a solicitação e siga os passos do item 1 – Cliquei em primeiro acesso.

 6)      Ao tentar concluir a mensagem, há mensagem de erro de “ não foi possível calcular o valor”.

Note que, ao digitar o endereço no “local de destino”, uma aba se abrirá logo abaixo, com opção de viagem. Caso não clique em nenhuma das opções, o seu local de destino ficará invalido.

7)      Não consigo alterar o meu local de partida.

Atenção. O local de partida é alterado na primeira tela, ou seja, naquela onde aparecem o mapa e cursor para indicar sua localização (em forma de homem com uma mão para cima).