Você está aqui: Página Inicial > Órgãos > Conselho de Controle de Atividades Financeiras - Coaf > Publicações > UIF conclui Avaliações Eletrônicas de Conformidade no segmento de Factoring

UIF conclui Avaliações Eletrônicas de Conformidade no segmento de Factoring

publicado 17/10/2019 16h37, última modificação 17/10/2019 16h39

A Diretoria de Supervisão (Disup), órgão que pertence à Unidade de Inteligência Financeira do Brasil (UIF), antigo Coaf, informa que foram concluídas em setembro todas as etapas do processo de Avaliações Eletrônicas de Conformidade (AVEC) relacionadas às pessoas supervisionadas UIF, atuantes no segmento de factoring. 

Ainda de acordo com a diretoria, o processo diz respeito às 4.461 AVECS que foram enviadas em 28 de dezembro de 2018 às pessoas supervisionadas no segmento de factoring. A AVEC é um instrumento de fiscalização eletrônica que avalia o grau de aderência da pessoa supervisionada (PS) pela UIF em relação às obrigações de prevenção à lavagem de dinheiro (PLD) e ao financiamento do terrorismo, de acordo com as normas vigentes no país. 

É analisada a conformidade dos procedimentos de manutenção do cadastro de clientes, adequação de registros de operações, elaboração de comunicações à UIF etc. Ao término da AVEC, a pessoa supervisionada recebe um feedback que lhe permite ter uma melhor noção do grau de cumprimento das suas obrigações. Também pode receber uma recomendação com as ações corretivas necessárias para adequação. Todas as etapas do processo são automatizadas. 

Clique aqui para ver o relatório completo.

Fonte: UIF