Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Junho > SPE divulga Prisma Fiscal de junho de 2019

Notícias

SPE divulga Prisma Fiscal de junho de 2019

Prisma Fiscal-SPE

Teto de gastos continua a ancorar as expectativas para as despesas totais dos próximos anos; confira as previsões
publicado: 13/06/2019 10h00 última modificação: 13/06/2019 10h18

A Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Economia, divulga nesta quinta-feira (13/06) o Relatório Mensal e a Distribuição de Frequência do Prisma Fiscal de junho de 2019.

As expectativas referentes às despesas totais para os próximos anos continuam ancoradas pelo teto de gastos. Por outro lado, as previsões medianas para a arrecadação das receitas federais, receita líquida e déficit primário pioraram. O mesmo havia sido verificado na sondagem do mês anterior.

“As revisões para baixo nas expectativas de arrecadação federal e resultado primário refletem a redução nas previsões de crescimento deste ano”, afirmou Adolfo Sachsida, Secretário de Política Econômica. Segundo ele, “a boa notícia é que a expectativa mediana para a despesa total está de acordo com o teto de gastos, o que demonstra a credibilidade da política fiscal.”

Acesse os relatórios na íntegra:

Relatório Mensal – junho 2019
Distribuição de Frequência – junho 2019

Prisma Fiscal

Prisma Fiscal é um sistema de coleta de expectativas de mercado elaborado pela SPE para acompanhar a evolução das principais variáveis fiscais brasileiras: arrecadação das receitas federais, receita líquida do governo central, despesa total do governo central, resultado primário do governo central e dívida bruta do governo geral.

Ele oferece uma oportunidade para o aprimoramento dos estudos fiscais no país, além de facilitar o controle social a partir de uma ancoragem das expectativas quanto ao desempenho destas variáveis.

Publicações

Relatório Mensal reúne as estatísticas das previsões enviadas pelas instituições participantes (mediana, média, desvio padrão, mínimo e máximo). Nele também pode ser consultada a média das instituições com o melhor nível de acerto para cada variável.

Já o relatório de Distribuição de Frequência apresenta, em formato gráfico, a frequência das projeções para cada variável nos últimos três meses.

Ranking

A SPE divulga, ainda, a relação das cinco instituições com maior precisão em suas previsões para cada variável fiscal, o Podium. A elaboração e divulgação dos rankings, além de trazer reconhecimento às instituições com melhores previsões, busca incentivar o aprimoramento dos modelos preditivos contribuindo para a robustez dos dados divulgados.