Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Março > Fundo Verde do Clima realiza Diálogo Estruturado para a América Latina

Notícias

Fundo Verde do Clima realiza Diálogo Estruturado para a América Latina

Mudanças climáticas

Sain apresentou o processo de elaboração do Programa País do Brasil para o GCF, que reúne as diretrizes para a atuação do Fundo no Brasil
publicado: 19/03/2018 15h49 última modificação: 20/06/2018 17h26

O Fundo Verde do Clima (GCF) promoveu nos dias 5 e 8 de março, em Bogotá (Colômbia), o primeiro Diálogo Estruturado para a América Latina. O evento – a exemplo do realizado em outras regiões do mundo – tem como objetivo discutir e mapear as oportunidades de desenvolvimento de projetos na região e as prioridades para engajamento com o Fundo.

Além do efetivo fomento de uma carteira de projetos nacionais e regionais, o evento permite que os países fortaleçam o compartilhamento das experiências bem-sucedidas adotadas no âmbito do Fundo.

O secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Marcello Estevão, participou do Diálogo junto com ministros de diversos países latino-americanos e representantes das Entidades Acreditadas ao Fundo Verde do Clima e da sociedade civil. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, também prestigiou a iniciativa.

No início do mês, o Brasil teve o seu primeiro projeto aprovado pelo Fundo – o Financial Instruments for Brazil Energy Efficient Cities –, programa a ser implementado pelo Banco Mundial em parceria com a Caixa Econômica Federal.

A iniciativa contará com um aporte no valor de US$ 195 milhões do Fundo e apoiará projetos que ampliem a eficiência energética e reduzam a emissão de gases do efeito estufa nas cidades brasileiras. Foram elencados como setores prioritários investimentos em iluminação pública e indústrias localizadas em centros urbanos. Saiba mais.

Programa País

A Secretaria de Assuntos Internacionais (Sain) – na qualidade de Autoridade Nacional Designada (AND) para o Fundo Verde do Clima no Brasil – apresentou no evento o processo de elaboração do Programa País do Brasil para o GCF, documento que contém as principais diretrizes e prioridades para a atuação do Fundo no país e que foi elaborado de forma participativa e democrática ao longo de 2017, com ampla participação da sociedade brasileira.

Para o coordenador de Desenvolvimento Internacional e Sustentabilidade da Sain, Érico Rocha, que apresentou o processo de elaboração do Programa País na Colômbia, a receptividade dos participantes do evento em relação ao documento foi sobremaneira positiva. Além da robustez e qualidade do documento, o caráter participativo do seu processo de construção foi um dos pontos destacados pelos participantes.

Em sua apresentação, Érico destacou que, ao longo do segundo semestre de 2017, a Sain realizou quatro oficinas regionais e um seminário nacional para discussão do documento, além de duas oficinas específicas com povos indígenas, bem como disponibilização do documento em consulta eletrônica no site da AND. Os eventos contaram com a participação de diversos atores relacionados com o tema de financiamento do clima, em especial a sociedade civil, setor privado e setor público (entidades do Governo Federal e entes subnacionais).

Confira os documentos:

Os demais documentos do evento estão disponíveis no site do GCF.