Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Junho > Novo diretor-geral da Esaf é nomeado

Notícias

Novo diretor-geral da Esaf é nomeado

Institucional

Fernando Meneguin é consultor legislativo com carreira acadêmica na área de economia; confira o currículo
publicado: 07/06/2018 09h53 última modificação: 07/06/2018 09h53
Foto: Ricardo Carneiro/Assessoria de Comunicação Esaf Fernando Meneguin, novo Diretor Geral da Esaf, em frente à Escola.

Fernando Meneguin, novo Diretor Geral da Esaf, em frente à Escola.

Fernando Meneguin teve sua nomeação publicada hoje no Diário Oficial da União. Ele é consultor legislativo do Senado Federal e tem carreira acadêmica na área de Economia.

Fernando ingressou no serviço público há mais de 20 anos por concurso organizado pela Esaf, como Técnico do Tesouro Nacional, cargo da carreira da Receita Federal à época. Ele destaca que está muito honrado por poder retornar à escola mais de 20 anos depois, agora na condição de diretor-geral.

Sua proposta de trabalho é dar seguimento à capacitação, em todos os níveis, para os servidores do Ministério da Fazenda, bem como de outros órgãos, “trabalho que a Esaf vem fazendo com brilhantismo”, mas também reforçar a área de pesquisas em temas de interesse do Ministério da Fazenda.

“Recentemente a Esaf lançou um edital com chamada para grupos de pesquisa na temática dos subsídios da União. Queremos produzir conhecimento sobre a efetividade dos gastos tributários  e  os  benefícios  financeiros  e creditícios, de forma a auxiliar o Ministério da Fazenda na governança dessa política”, esclarece Fernando Meneguin. Serão formados até dez grupos de pesquisa sobre o tema. (link para a página da chamada de pesquisa)

Perfil profissional e acadêmico
Fernando Meneguin é consultor legislativo do Senado Federal na área de Economia desde 2002, graduado em Matemática e Direito. Possui mestrado em Economia do Setor Público e doutorado em Economia pela Universidade de Brasília. Realizou pós-doutorado no Departamento de Ciência  Política  da  Universidade  Federal  de  Minas  Gerais e, mais recentemente, no período acadêmico de 2015-2016, foi  pesquisador  visitante, em nível também de pós-doutorado, na Faculdade de  Direito  da  Universidade da Califórnia  em  Berkeley  (UC-Berkeley),  no Programa de Análise Econômica do Direito (Law and Economics).

Possui experiência, com vários trabalhos elaborados, nas áreas de Avaliação de Políticas Públicas, Logística, Economia do Setor Público, Análise Econômica do Direito e Economia do Trabalho e Previdência, tendo sido agraciado: em 2008 e em 2012, com o Prêmio do Tesouro Nacional; em 2012, com o Prêmio Robert Cooter Award on Law and Economics, conferido pela Associação Latino Americana e Ibérica de Direito e Economia (ALACDE);  e, em 2013, com o Prêmio Edgardo Buscaglia Award on Empirical Research in Law and Economics, também concedido pela ALACDE. 

Fonte: Esaf - Escola de Administração Fazendária