Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Julho > Ministério da Fazenda conclui implementação da SEI

Notícias

Ministério da Fazenda conclui implementação da SEI

Frente de infraestrutura

Sistema busca promover a eficiência administrativa e já movimentou mais de 119 mil processos
publicado: 05/07/2018 13h12 última modificação: 05/07/2018 13h12

O Ministério da Fazenda finalizou a implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), com a conclusão da última etapa: o início do funcionamento do sistema nas representações estaduais e seccionais da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) no último 1º de julho. 

Entre as vantagens do SEI estão a portabilidade, a possibilidade de acesso remoto e por usuários externos, maior controle sobre os níveis de acesso, a simultaneidade de tramitação por múltiplas unidades e as diversas funcionalidades específicas, além de o sistema ser altamente intuitivo. 

O SEI é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e tem como objetivo promover a eficiência administrativa. O sistema foi eleito pelo Ministério do Planejamento como o oficial do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN) – iniciativa da administração pública com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônico. 

Os usuários do SEI-MF contam com informações atualizadas, como cartilhas, manuais, informativos, notícias, atos normativos e orientações diversas, em um portal eletrônico (https://www.fazenda.gov.br/sei). O correio eletrônico sei@fazenda.gov.br é utilizado para solicitar alterações de cadastro e habilitações de usuários, informar erros e esclarecer dúvidas.

Conheça os números da implementação do SEI no Ministério da Fazenda

Infográfico SEI

Com a finalização da implantação, a equipe gestora do SEI-MF tem como foco principal outro desafio: a melhoria do sistema. Já em busca desta meta, ainda em julho o SEI-MF estará conectado ao ConectaGOV-PEN – conjunto de serviços que permite a comunicação entre os órgãos públicos que utilizam o SEI e/ou outras soluções de processo eletrônico  e que estejam integrados ao barramento. 

Processo de adoção

O projeto piloto do Ministério da Fazenda ocorreu no âmbito do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN), em julho de 2016. O SEI foi instituído oficialmente no Ministério da Fazenda em 8 de setembro de 2017, com a publicação da Portaria n° 396, de 5 de setembro de 2017

No âmbito da Receita, em que o SEI não substituirá o sistema principal, utiliza-se na unidade de protocolo ferramenta para o recebimento de processos oriundos dos demais órgãos vinculados ao Ministério da Fazenda. 

Todo este trabalho relacionado ao SEI-MF é um dos produtos do Projeto Estratégico Corporativo 201216 do Programa de Modernização Integrada (PMIMF), que tem por objetivo a modernização da gestão de documentos e informações no âmbito de todos os órgãos do Ministério da Fazenda.