Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Dezembro > Relatório traz estimativas e análises sobre dívida pública brasileira

Notícias

Relatório traz estimativas e análises sobre dívida pública brasileira

Contas públicas

Publicação inédita ajuda a compreender o impacto sobre a saúde econômica do país
publicado: 29/11/2018 00h00 última modificação: 03/12/2018 16h03

O Tesouro Nacional divulgou nesta quinta-feira (29/11) o Relatório Quadrimestral de Projeções da Dívida Pública. Trata-se da primeira edição desse boletim, que trará, a cada quadrimestre, estimativas e análises sobre o comportamento da dívida pública brasileira e seus principais indicadores, com base em dados tanto do Tesouro quanto do Banco Central e do Fundo Monetário Internacional. Gráficos e tabelas são utilizados com o objetivo de ilustrar o texto e facilitar a compreensão do assunto. 

Entre os destaques desta edição, está a projeção para a relação entre Dívida Bruta do Governo Geral e Produto Interno Bruto (DBGG/PIB), que deve alcançar 77,3% ao fim deste ano, o que representa um aumento de três pontos percentuais em comparação com o ano passado. Essa relação deve seguir crescendo até 2022 e depois cair gradualmente até chegar a 73,2% em 2027. Já a relação entre Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) e o PIB deve atingir 54,9% em 2018 e seguir aumentando até 2024, para então começar a cair até recuar para 61,3% em 2027. 

Além dessas projeções, o relatório explica alguns conceitos relacionados à dívida, discorre sobre as implicações práticas dessa trajetória estimada para o endividamento, apresenta um gráfico com comparações internacionais e traz um quadro com os efeitos de políticas sobre os indicadores da dívida.  

Fonte: STN - Tesouro Nacional