Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Agosto > Peticionamento Eletrônico do SEI/MF começará dia 3 de setembro

Notícias

Peticionamento Eletrônico do SEI/MF começará dia 3 de setembro

Frente de Infraestrutura

Novas cartilhas com as orientações já estão disponíveis
publicado: 31/08/2018 17h30 última modificação: 31/08/2018 17h30

A partir de segunda-feira (3), usuários externos do Sistema Eletrônico de Informações do Ministério da Fazenda (SEI/MF) poderão protocolar documentos digitais diretamente, por meio do módulo “Peticionamento Eletrônico”, que estará disponível da página do SEI. A funcionalidade serve tanto para novos processos quanto para anexar documentos aos já existentes. 

Já com orientações sobre a nova ferramenta, foi lançada a Cartilha do Usuário Externo e atualizada a Cartilha do Usuário – esta última destinada aos usuários “internos”, isto é, servidores e colaboradores. Ambas as cartilhas estão disponíveis a partir da página principal do SEI/MF. 

A nova Cartilha do Usuário Externo conta com todas as orientações necessárias sobre cadastro, acesso ao sistema e aos respectivos processos, assinatura eletrônica e peticionamento, entre outras informações indispensáveis ao usuário. Para atuar como usuário externo do SEI/MF, o interessado deve seguir as orientações apresentadas na página dedicada exclusivamente a este perfil, que pode ser acessada em https://www.fazenda.gov.br/sei/usuario-externo. 

A nova edição da Cartilha do Usuário ‘interno’, por sua vez, inclui novas dicas que facilitam a utilização das telas de processos, documentos e de edição; complementa orientações em relação às informações pessoais do usuário; aperfeiçoa o capítulo sobre o usuário externo e inclui novo capítulo sobre a funcionalidade ‘arquivamento’. 

Todo este trabalho de novas funcionalidades e cartilhas está contemplado no Projeto Estratégico Corporativo (PEC) 201216, que tem por finalidade a modernização da gestão documental e da informação no âmbito do Ministério da Fazenda.