Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Abril > Fazenda celebra acordo com IBGC para escolha de membros de Conselhos de Administração de estatais

Notícias

Fazenda celebra acordo com IBGC para escolha de membros de Conselhos de Administração de estatais

Governança

Instituto Brasileiro de Governança Corporativa vai ajudar na seleção de membros independentes de conselhos de estatais vinculadas à Fazenda
publicado: 27/04/2018 17h06 última modificação: 04/06/2018 18h19

Observação: matéria atualizada para inclusão do Acordo de Cooperação e do Plano de Trabalho.

O Ministério da Fazenda celebrou um acordo de cooperação com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) para apoio na seleção de membros independentes dos Conselhos de Administração das empresas estatais vinculadas à pasta.               

Pelo acordo, o IBGC disponibiliza ao Ministério um conjunto de currículos de profissionais certificados pelo instituto que se enquadre nos perfis buscados pelo órgão.               

O acordo não implicará nenhum custo para a Administração Pública. Também não concede exclusividade ao IBGC no processo de seleção dos conselheiros independentes. 

O Ministério se reserva o direito de não escolher os candidatos oferecidos pelo IBGC, podendo selecionar currículos obtidos de outra forma.               

A Fazenda poderá celebrar acordos semelhantes com outras entidades que manifestem interesse em colaborar com o Ministério nos mesmos termos aceitos pelo IBGC.               

Pelo acordo de cooperação, os Conselhos de Administração das empresas vinculadas ao Ministério também poderão obter currículos para o preenchimento das vagas dos Comitês de Auditoria.               

O Ministério da Fazenda reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da governança das empresas estatais, buscando a seleção de conselheiros de administração independentes com elevado preparo técnico, escolhidos de maneira objetiva e impessoal.

Documentos relacionados:

·         Acordo de cooperação

·         Plano de trabalho

registrado em: