Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Outubro > SPE divulga atualização do Podium de curto prazo

Notícias

SPE divulga atualização do Podium de curto prazo

Prisma Fiscal

Relatório elenca as três instituições com melhores previsões para cada variável fiscal
publicado: 03/10/2017 10h00 última modificação: 03/10/2017 14h11

Secretaria de Política Econômica divulga a atualização do “Podium de curto prazo”, o ranking das previsões mensais das instituições participantes do Prisma Fiscal. Confira a versão atualizada. 

Entenda

Divulgado desde julho de 2016, o Podium de curto prazo é um ranking das três instituições com melhores previsões para cada variável fiscal nos últimos seis meses, com o percentual de erro de cada uma.

O ordenamento é feito com base em equações que determinam penalidades para cada instituição, considerando o desvio de suas projeções para o valor ocorrido e a regularidade de participação. Ou seja, quanto mais regular e mais precisa é a instituição, menor a penalidade e, consequentemente, melhor sua posição no ranking.

Além disso, é divulgado o percentual médio de erro das demais instituições. O percentual indica quanto a previsão da instituição desviou do valor realizado, em média, no período avaliado, levando em conta a magnitude da variável. Por exemplo, se o percentual de erro for 10% para uma instituição que participou em todos os meses, o tamanho médio do erro foi um décimo do valor realizado.

Mais informações estão na Nota Metodológica do Prisma Fiscal.

Calendário 2017

A secretaria disponibilizou, em seu site, o calendário de divulgações* do Prisma Fiscal e do Podium de curto prazo.

*Calendário sujeito a alterações. Atualizações nas datas de divulgação serão informadas no site da SPE.