Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Outubro > Henrique Meirelles e Gilbero Occhi discutem novo estatuto da Caixa

Notícias

Henrique Meirelles e Gilbero Occhi discutem novo estatuto da Caixa

Nota à Imprensa

Durante a reunião foram apresentadas ao ministro da Fazenda ações de gestão da companhia para assegurar a melhoria dos seus resultados
publicado: 06/10/2017 16h04 última modificação: 06/10/2017 16h04

A reunião realizada nesta manhã entre o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, e a Secretária do Tesouro Nacional e também presidente do Conselho de Administração da Caixa, Ana Paula Vescovi, tratou como tema central da aprovação do novo estatuto da empresa.

O novo estatuto, já em discussão no Conselho de Administração e com aprovação prevista até o mês de novembro, pretende adotar as regras previstas na Lei das Estatais (Lei 13.330, de 2016), além de outras medidas que visam promover uma significativa melhoria de governança no banco.

Entre as medidas em estudo estão a adesão da Caixa a regras do programa de governança das estatais da B3; a criação de comitês de assessoramento ao Conselho de Administração, com destaque para a área de risco e conformidade; a participação de membros independentes no Conselho.

Adicionalmente, o presidente da Caixa e a presidente do Conselho de Administração apresentaram ao ministro da Fazenda as ações de gestão na companhia e que tem assegurando a melhoria dos seus resultados. Foram citados os programas de desligamento voluntário, o fechamento de agências sem viabilidade, o controle de despesas administrativas, o incremento de receitas com prestação de serviços, a criação de Diretoria para monitoramento de grandes exposições a risco, visando sua mitigação; e a Implantação do Banco Digital.

A Caixa segue trajetória sólida, imprimindo a passos largos ações para sua modernização, as quais asseguram o seu papel de gestão de importantes políticas sociais para os brasileiros, tais como, o financiamento habitacional e do saneamento, a gestão do FGTS, do Bolsa Família e do novo Fies.

Estas ações vêm em adição às melhorias que todas estas áreas apresentaram até agora. Elas representam compromisso com o constante aprimoramento da gestão das empresas públicas.

registrado em: