Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Março > João Manoel Pinho de Mello toma posse no Ministério da Fazenda

Notícias

João Manoel Pinho de Mello toma posse no Ministério da Fazenda

Nota à imprensa

Economista assume a chefia da Assessoria Especial de Reformas Microeconômicas
publicado: 31/03/2017 16h46 última modificação: 31/03/2017 16h53
 Gustavo Raniere/MF
João Manoel Pinho de Mello

Tomou posse nesta sexta-feira (31/03), no Ministério da Fazenda, o economista João Manoel Pinho de Mello, que assume a chefia da Assessoria Especial de Reformas Microeconômicas, recém-criada. Mello será responsável por conduzir a implementação de medidas que visam aumentar a produtividade da economia, o que contribuirá para a retomada do crescimento, conforme afirmou o ministro Henrique Meirelles.

João Manoel Pinho de Mello possui graduação em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV, 1996), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2000) e PhD em Economia pela Stanford University (2005). Foi professor assistente (2004-2010) e associado (2010-2013) do Departamento de Economia da PUC-Rio.

Até assumir a Assessoria Especial de Reformas Microecômicas do Ministério da Fazenda, era Professor Titular do Insper, Fellow na Harvard Kennedy School of Government e Lemann Visiting Scholar no David Rockefeller Center for Latin American Studies (Harvard University).

Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e secretário-adjunto da Sociedade Brasileira de Econometria. Entre 2001 e 2015, liderou a America Latina Crime and Policy Network da Latin American and Caribbean Economic Association (LACEA). Foi pesquisador Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, bolsista no exterior da FAPESP e é pesquisador 1D do CNPq.

Dedica-se à pesquisa nas áreas de microeconomia bancária, organização industrial e antitruste, economia política, tendo publicado inúmeros artigos em periódicos nacionais e internacionais de primeira linha, entre eles Review of Economic Studies, Review of Economics and Statistics, Economic Journal e Journal of Money, Credit, and Banking, Journal of Economic Behavior and Organization, Review of Finance e Economics of Education Review. 

Além de suas atividades acadêmicas, foi consultor da área de equity research da Gestora de Recursos Opportunity entre 2005 e 2013 e sócio da Pacífico Gestora de Recursos entre 2013 e 2016, além de consultor de empresas e perito em arbitragem.

registrado em: