Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Setembro > Prisma Fiscal: SPE divulga atualização do Podium de curto prazo

Notícias

Prisma Fiscal: SPE divulga atualização do Podium de curto prazo

SPE

Relatório elenca as três instituições com melhores previsões para cada variável fiscal
publicado: 06/09/2016 10h36 última modificação: 24/11/2016 13h36

A Secretaria de Política Econômica divulga a atualização do “Podium de curto prazo”, o ranking das previsões mensais das instituições participantes do Prisma Fiscal. Clique aqui para conferir a versão atualizada. 

Calendário

A secretaria disponibilizou, em seu site, o calendário de divulgações do Prisma Fiscal e do Podium de curto prazo de 2016.

*Calendário sujeito a alterações. Atualizações nas datas de divulgação serão informadas no site da SPE. 

Entenda

Divulgado desde julho de 2016, o Podium de curto prazo é um ranking das três instituições com melhores previsões para cada variável fiscal nos últimos seis meses, com o percentual de erro de cada uma.

O ordenamento é feito com base em equações que determinam penalidades para cada instituição, considerando o desvio de suas projeções para o valor ocorrido e a regularidade de participação. Ou seja, quanto mais regular e mais precisa é a instituição, menor a penalidade e, consequentemente, melhor sua posição no ranking.

Além disso, é divulgado o percentual médio de erro das demais instituições. O percentual indica quanto a previsão da instituição desviou do valor realizado, em média, no período avaliado, levando em conta a magnitude da variável. Por exemplo, se o percentual de erro for 10% para uma instituição que participou em todos os meses, o tamanho médio do erro foi um décimo do valor realizado.

Mais informações estão na Nota Metodológica do Prisma Fiscal.