Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Setembro > Compromisso com meta fiscal consolidará otimismo com volta do crescimento, diz Meirelles

Notícias

Compromisso com meta fiscal consolidará otimismo com volta do crescimento, diz Meirelles

Em reunião com governadores, ministro reforça que melhoria dos indicadores apontam para estabilização
publicado: 13/09/2016 20h12 última modificação: 14/09/2016 10h03
Gustavo Raniere/GMF

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, reiterou nesta terça-feira a um grupo de 17 governadores, além de parlamentares, que a prioridade do governo é cumprir a meta de resultado fiscal de R$ 170,5 bilhões de déficit em 2016 como forma de “dar segurança” à sociedade sobre o compromisso com o ajuste fiscal. Desta forma, avaliou, será possível consolidar o atual cenário de otimismo com a volta do crescimento e a reversão da recessão econômica.

“Nossa avaliação é de que temos que dar segurança à economia e à sociedade de que o governo vai cumprir o resultado primário de modo que a confiança volte. Já está voltando no serviço, no comércio, na indústria e no consumidor. É fundamental que sejamos capazes de cumprir a meta”, disse o ministro na reunião com governadores, senadores e deputados federais.

Meirelles também reafirmou aos chefes dos Executivos estaduais que a melhora dos indicadores econômicos aponta para a retomada da economia e lembrou a previsão de crescer 1,6% em 2017.

Ao receber os governadores, o ministro reafirmou que o descontrole do crescimento da dívida pública é a causa da atual situação fiscal dos Estados e da União. E reforçou a necessidade do alinhamento dos pedidos dos Estados com a Lei de Responsabilidade Fiscal e a meta de resultado primário.

O ministro se comprometeu a levar os pedidos de auxílio financeiro dos governadores ao conhecimento do presidente Michel Temer para discutir alternativas no enfrentamento da crise dos Estados.

registrado em: