Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Setembro > Coaf lança coletânea sobre novas formas de lavagem de dinheiro

Notícias

Coaf lança coletânea sobre novas formas de lavagem de dinheiro

COAF

Publicação visa auxiliar setor privado a prevenir esse tipo de crime no dia-a-dia
publicado: 30/09/2016 16h37 última modificação: 10/10/2016 17h24
Divulgação

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão de inteligência financeira do Governo Federal, lançou a nova edição da coletânea com casos de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo que visa auxiliar o setor privado a prevenir esse tipo de crime no dia-a-dia. 

A nova edição da coletânea consolida, num só volume, as tipologias de crime publicadas nas três edições anteriores da publicação, e acrescenta novos casos identificados ao longo de 2015. 

A novidade, agora, é que os casos de lavagem de dinheiro foram classificados em quatro grandes blocos, de acordo com os crimes antecedentes, ou seja, os crimes que deram origem aos recursos ilícitos. 

Os casos foram, dessa forma, classificados entre: crimes de corrupção e desvio de recursos públicos; crimes contra o sistema financeiro; crimes envolvendo atividades não financeiras e sonegação; e crimes de tráfico de drogas e de pessoas. 

“A publicação leva o leitor a seguir o caminho do dinheiro até a origem criminosa dos recursos de forma bem didática. Isso vai ajudá-lo a identificar os sinais de operações suspeitas”, explica Antonio Carlos Ferreira de Sousa, diretor de Análise e Fiscalização do Coaf e coordenador da publicação. 

Entre os casos que não envolvem atividades financeiras, estão relacionados aqueles em que criminosos usaram o comércio de bens de luxo, como joias, pedras preciosas, peças de arte e antiguidades para ocultar a origem ilícita do dinheiro. 

Na publicação, os casos são apresentados de forma didática, listando os setores de atividade econômica que podem estar envolvidos na prática desse crime, sinais ou indícios de que pode estar havendo crime. 

A descrição de cada caso é ilustrada por meio de um fluxograma que demonstra o caminho percorrido pelos recursos. Em alguns deles, a descrição do caso acompanha o resultado das investigações pelas autoridades competentes. 

Esta é a quarta edição do catálogo “Casos & Casos”. Todas as edições anteriores e outras publicações do Coaf estão disponíveis no site (www.coaf.fazenda.gov.br). 

Confira, aqui, a publicação “Coletânea Completa Casos & Casos”.


 Multimídia

Confira a íntegra