Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Novembro > Meirelles: há sinais claros de retomada de confiança no Brasil

Notícias

Meirelles: há sinais claros de retomada de confiança no Brasil

Teto de gastos públicos

Ministro destacou também importância da estabilidade das regras do jogo
publicado: 10/11/2016 13h29 última modificação: 10/11/2016 15h43

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quinta-feira (10), que já há sinais claros de retomada da confiança dos investidores no Brasil. Na saída do Ministério da Fazenda para participar de reunião do presidente Michel Temer com investidores da Royal Dutch Shell no Palácio do Planalto, Meirelles destacou que há, por parte da indústria, uma expectativa de que o mercado de petróleo se recupere no futuro. “Portanto, as empresas do setor estão investindo em áreas promissoras”.

Questionado por jornalistas se o interesse do setor poderia ser visto como uma sinalização positiva para o governo, Meirelles afirmou que também é uma “sinalização da retomada da economia brasileira, da estabilidade das regras do jogo e estabilidade do marco regulatório”.

Ao participar de um evento na última terça-feira, o ministro já havia ressaltado que um maior engajamento do setor privado no processo de desenvolvimento do país é essencial para a retomada da economia.

Ajuste fiscal é base da retomada

Meirelles afirmou ainda que a União está atenta ao problema fiscal dos Estados e estuda mecanismos de auxílios que não prejudiquem o ajuste das contas públicas federais. “O ajuste fiscal é que vai ser a base para a recuperação da economia”, afirmou, explicando que é isso que possibilitará um aumento da arrecadação tanto para a União quanto para os Estados.

O ministro esclareceu ainda que o projeto de regularização de ativos que está em discussão no Congresso Nacional mantém as condições do Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária e apenas prorroga o prazo de adesão ao regime.


Multimídia