Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Março > Brasil e OCDE discutem programa de trabalho para o biênio 2016-2017

Notícias

Brasil e OCDE discutem programa de trabalho para o biênio 2016-2017

Secretário de Assuntos Internacionais recebeu dirigentes do organismo internacional
publicado: 09/03/2016 19h42 última modificação: 12/04/2016 18h31
Gustavo Raniere/GMF

O secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Luis Balduino, recebeu ontem, 8/3, o diretor de Relações Globais, Marcos Bonturi, e o Chefe da Divisão para América Latina e Caribe, Jose Antonio Ardavin, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE),  para tratar do Programa de Trabalho Brasil-OCDE para 2016 e 2017.

O programa integra o esforço do governo em aprofundar a cooperação com a OCDE para aperfeiçoar a implementação de políticas públicas baseadas no Acordo Marco de Cooperação firmado entre o Brasil e a organização, em 2015. De acordo com a Secretaria de Assuntos Internacionais (SAIN), a aproximação com a OCDE é parte da estratégia do governo brasileiro de recriar as bases para um crescimento sustentável da economia, com inclusão social e preservação do meio ambiente. 

Durante o encontro também foi discutida a participação do Brasil nos comitês técnicos do organismo internacional, os estudos econômicos que ele realiza envolvendo o país e a região e perspectivas de trabalho futuro. 

A OCDE é uma referência mundial em debate econômico e estabelecimento de boas práticas de políticas públicas. A SAIN destaca que a entrada de países em desenvolvimento no organismo internacional, como Chile e México, e a aproximação de outros BRICS, como a China e a Rússia, tornaram o debate no organismo mais aberto e mais favorável aos interesses do Brasil.